Promoção de saúde na escola para educação de jovens e adultos: Uma pesquisa-ação diferenciando notícias de Fake News
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12927Palabras clave:
letramento, ensino remoto, pandemiaResumen
O presente estudo teve como intuito investigar como uma pesquisa-ação utilizando notícias e/ou Fake News sobre saúde em redes sociais pode mediar e promover a educação científica de Jovens e Adultos. O espaço alvo da pesquisa trata-se de uma escola estadual da rede básica de ensino, onde a professora-pesquisadora é regente na disciplina de Biologia e realizou a pesquisa-ação de forma totalmente remota. A temática surgiu da percepção docente e dos estudantes que ainda vivenciavam a pandemia de COVID-19. A proposta está estruturada em sete etapas, sendo que a última contempla a construção de áudios sobre notícias relacionadas à saúde, transformados em episódios de um Podcast, corroborando com a ideia inicial de promover o Letramento em Saúde para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Citas
ALBUQUERQUE, André; GONÇALVES, Tadeu; ROCHA, Jaqueline. Formação e contextos de atuação de professores na educação de jovens e adultos: os desafios da docência. Revista Contexto & Educação, v.35, n.112, p. 137, 2020.
ALVES, Januária. O lado B das fake news se como combatê-las. Revista Educação, São Paulo, ano 26, n. 268, 2 jun. 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/06/02/fake-news-midiatica/. Acesso em: 05 jun. 2020.
ARROIO, Agnaldo. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of education in the 21st century, Siauliai, v. 75, n. 5, p. 1-3, out. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all. Acesso em: 25 maio 2020.
BISCARDI, Henrique. O combate às fake news em tempos de pandemia. Aconteceh – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13. jun. 2020. Disponível em: http://www.aconteceh.uerj.br/fcs2013/?page_id=8806. Acesso em: 05 jul. 2020.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 2 de fevereiro de 2016. Define Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento institucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino. Brasília: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12
/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 617, de 3 de agosto de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-617-de-3-de-agosto-de-2020-270223844. Acesso em: 26 dez. 2020.
BURGESS, Simon; SIEVERTSEN, Hans Henrik. Schools, skills, and learning: the impact of COVID19 on education. Vox, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-4. 2020. Disponível em: https://voxeu.org/article/impact-covid-19-education. Acesso em: 28 fev. 2020.
CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 209-223, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013. Acesso em: 07 ago. 2020.
CASTILHO, Mara Lucia; DA SILVA, Cláudio Nei Nascimento. A COVID-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 2, n. 3, p. 18-34, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41. Acesso em: 30 jan. 2021.
CECÍLIO, Camila. Educação midiática e BNCC: saiba como aplicar com a sua turma. Nova Escola, São Paulo, 8 out. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18420/como-trabalhar-educacao-midiatica-em-sala-de-aula. Acesso em: 14 jul. 2020.
CHASSOT, Atico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v.18, n.32, p. 154-169, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mj/v18n32/v18n32a12.pdf. Acesso em: 08 mar. 2021.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação e Tecnologias, Monte de Caparica, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/340. Acesso em: 14 jul. 2020.
GIANNINI, Stefania. Reabrir as escolas: quando, onde e como? Unesco, [S. l.], 13 maio 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/reabrir-escolas-quando-onde-e-como. Acesso em: 13 dez. 2020.
GOMES, Vanessa; SANTOS, Amiltos César. Perspectivas da alfabetização e letramento científico no Brasil: levantamento bibliométrico e opinião de profissionais da educação do ensino fundamental I. Scientia Plena, Aracaju, v. 14, n. 5, p. 1-18, maio 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2018.052701. Acesso em: 15 fev. 2020.
INSTITUTO UNIBANCO. Fake news evidencia a importância da educação para a mídia. Aprendizagem em Foco, São Paulo, v. 42, p. 1-4, set. 2018. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/42/. Acesso em: 14 jul. 2020.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida votidiana. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
MEDINA, Maria Guadalupe et al. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19:o que fazer? Cadernos de Saúde Pública, [S. l.], v. 36, n. 1, p. e00149720, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n8/e00149720/pt/. Acesso em: 22 fev. 2021.
MERCEDES NETO et al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Revista Cogitare Enfermagem, Paraná, v. 25, p. 1-7, jun. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627. Acesso em: 20 set. 2020.
NHANTUMBO, Telma Luis. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, [S. l.], v. 25, n. 2, jul-dez, p. 556-571, 2020.
NUNES, Fernanda. Ciência contra adesinformação: pesquisadora da UFF explica a importância do combate à anticiência em tempos de coronavírus. Jornal da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 09 abr. 2020. Disponível em: http://www.uff.br/?q=noticias/09-04-2020/ciencia-contra-desinformacao-pesquisadora-da-uff-explica-importancia-do-combate. Acesso em: 20 jun. 2020.
PAULA, Marlúbia Corrêa et al. A ATD como estratégia de análise de fake news: o perigo de não vacinar as crianças no século XXI. Siec, Madrid, n. 1, v. 1, jun. 2018.
PAZ, Eduarda. A importância do podcast para produzir e divulgar conteúdos. Revista Arco, Santa Maria, p.1, Fev. 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/podcast/. Acesso em: 2 nov. 2021.
PEIXOTO, Anderson Gomes. Formação de professores para a cultura digital: mediação pedagógica com as tecnologias digitais da informação e comunicação em oficinas de ensino. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Experiment Findings, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-4, abr. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net
/publication/340452851_COVID-19_e_Desigualdade_no_Brasil. Acesso em: 02 maio 2020.
RODRIGUES, Rogério. A estrutura e o funcionamento do ensino e a formação escolar. Revista Contexto & Educação, v. 36, n.136, p.2, 2021.
RUPPENTHAL, Raquel; COUTINHO, Cadidja; MARZARI, Mara Regina Bonini. Alfabetização e letramento científico: dimensões da educação científica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 9, n. 10, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9302. Acesso em: 17 dez. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v2n2/1983-2117-epec-2-02-00110.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-492, dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.
SANTOS, Barbara Cristina Marques dos; FRANCO, Isabela de Melo; SOARES, Charlene Carvalho. Competência em informação: as fakes news no contexto da vacinação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo-Horizonte, v. 1, n. 2, p. 1-15 nov. 2018.
SILVA, Valquíria Miranda et al. Letramento em saúde dos profissionais de um programa de residência multiprofissional em saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 22, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/62315/35912. Acesso em: 10 fev. 2020.
SORENSEN, Kristini et al. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, Londres, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80. Acesso em: 12 mar. 2021.
SIQUEIRA, Mônica Maria; MORAES, Maria Silva. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, p. 2115-2122, 2009.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VOSOUGHI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, [S. l.], v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, mar. 2018. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 10 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).