O silêncio das desigualdades: Gênero e Formação Humana Integral no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/RN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13179Palabras clave:
Gênero. Educação Profissional. Silenciamento. Desigualdades. Análise documental.Resumen
O artigo objetiva analisar os lugares ocupados pelas questões de gênero e pela ideia de formação humana integral nos documentos norteadores do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep SJPF), situado em Natal/RN. Para analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI), foi empregada a metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico concentrou-se na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. Os resultados apontam que os documentos estão alinhados à perspectiva de uma Formação Humana Integral, no entanto, diagnosticou-se um forte silenciamento das questões de gênero, invisibilizando a subalternização das mulheres cisgêneros na Educação Profissional.
Citas
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Antecedentes da proposta. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba, IFPR, 2014.
BIROLI, Flávia. Divisão sexual do trabalho e democracia. Dados, v. 59, n. 3, p. 719-754, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/00115258201690. Acesso em: 2 jun. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [1988]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 jun. 2021
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Tradução Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CENEP. Centro Estadual de Educacional Profissional Senador Jesse Pinto Freire. Projeto Político Pedagógico do Cenep: construção coletiva. CENEP/SJPF-RN: Natal, 2016.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CISNE, Mirla. Relações sociais de sexo,“raça”/etnia e classe: uma análise feminista-materialista. Temporais, Brasília (DF), ano 14, n. 28, p. 133-149, jul./dez. 2014.
CISNE, Mirla; SANTOS, Silvana Maria Morais. Feminismo, diversidade sexual e serviço social. São Paulo: Cortez, 2018.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
FERRARI, Anderson; MARQUES, Luciana Pacheco. Silêncio e educação. Juiz de Fora: EDUFJF, 2011.
FOUCAULT, Michael. História da sexualidade 1: vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Dimensões teórico-metodológicas da produção do conhecimento em educação profissional. In: MOURA, Dante Henrique. Educação profissional: desafios teórico-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016.
KERGOAT, Danielle. Dinâmicas e consubstancialidade das relações sociais. Novos Estudos Cebrap, n. 86, p. 93-103, [2009] 2010.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Currículo, didática e formação de professores. São Paulo: Editora Papirus, 2013.
LIMA NETO, Avelino Aldo; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; GLEYSE, Jacques; THOMAS, Julie. Apresentação. In: LIMA NETO, Avelino Aldo; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; GLEYSE, Jacques; THOMAS, Julie (org.). Sexo, sexualidade e gênero na educação profissional no Brasil e na França: estudos exploratórios. Natal: IFRN; Paris: L'Harmattan, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In: MACHADO, Lucília Regina de Souza; NEVES, Magda de Almeida; FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho e educação. Campinas: Papirus; Cedes, 1992. p. 9-23.
MAIA, Robério Nunes. Nos litorais dos desejos: (in)visibilidades das sexualidades dissidentes na educação profissional. 2021. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
MAIA, Robério Nunes; LIMA NETO, Avelino Aldo. Erotizar o currículo e (re)integrar as sexualidades na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-12, 2022.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2016.
ORLANDI, Eni Puccinelle. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres / Michelle Perrot; [tradução Angela M. S. Côrrea]. – São Paulo: Contexto, 2007.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
SAMPAIO, Ana Kamily de Souza. “Espelho, espelho meu”: um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado. 2021. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez, 1995.
SEEC-RN. Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). SEEC-RN: Natal, 2018.
SEMIS, Laís. Os termos “Gênero” e “orientação sexual” têm saído dos documentos sobre Educação no Brasil. Por que isso é ruim? Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4900/os-termos-genero-e-orientacao-sexualtem-sido-retirados-dos-documentos-oficiais-sobre-educacao-no-brasil-por-que-issoe-ruim. Acesso em: 2 jun. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 10. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SOUZA, Larissa Maia. Formar para o cuidado: a formação humana integral das mulheres no curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde da UFRN. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).