O silêncio das desigualdades: Gênero e Formação Humana Integral no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13179

Palabras clave:

Gênero. Educação Profissional. Silenciamento. Desigualdades. Análise documental.

Resumen

O artigo objetiva analisar os lugares ocupados pelas questões de gênero e pela ideia de formação humana integral nos documentos norteadores do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep SJPF), situado em Natal/RN. Para analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI), foi empregada a metodologia de abordagem qualitativa e exploratória, com o auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico concentrou-se na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. Os resultados apontam que os documentos estão alinhados à perspectiva de uma Formação Humana Integral, no entanto, diagnosticou-se um forte silenciamento das questões de gênero, invisibilizando a subalternização das mulheres cisgêneros na Educação Profissional.

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Ana Cristina Santos, de Lima Neto, A. A., & de Souza, L. M. (2023). O silêncio das desigualdades: Gênero e Formação Humana Integral no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire/RN. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13179. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13179

Número

Sección

Gênero e Sexualidade