Análise de diferentes contextos implicados na emergência de modos de pensar sobre reações químicas a partir da aplicação de situações problematizadoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13233

Palabras clave:

Contextos. Reações Químicas. Zonas.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar diferentes contextos e suas aproximações com os distintos modos de pensar sobre reações químicas que emergem nas falas de licenciandos em Química, no estudo de situações problematizadoras, elaboradas com base na teoria dos perfis conceituais. Buscamos discutir domínios e modelos de contextos alinhados aos pressupostos da teoria dos perfis conceituais, a partir da estruturação de diferentes modos de pensar e formas de falar sobre reações químicas, considerando uma gênese histórica, questões sociais, atividades e concepções prévias dos indivíduos, que podem ser associadas a contextos específicos. O estudo contou como participantes 21 licenciandos em Química, e os dados foram coletados mediante a aplicação de duas situações problematizadoras atreladas ao conceito de reações químicas. Os resultados apontam a emergência de diferentes modelos e domínios de contextos, e de distintas zonas do perfil conceitual de reações químicas. Assim sendo, podemos considerar que as reações químicas não foram discutidas apenas a partir de uma dimensão conceitual, mas que envolveu articulações entre visões científicas, sociais e tecnológicas associadas a diferentes modos de pensar o conceito em tela.

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Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Diniz Júnior, A. I., do Amaral, E. M. R., & João Roberto Ratis Tenório. (2023). Análise de diferentes contextos implicados na emergência de modos de pensar sobre reações químicas a partir da aplicação de situações problematizadoras. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13233. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13233

Número

Sección

Interculturalidade e Educação