Uma década de desinvestimento em educação pública superior: Um estudo sobre o financiamento da UFPel entre 2010 e 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13274

Palabras clave:

Universidade Pública; Financiamento; Ensino Superior

Resumen

Este estudo tem por objetivo apresentar os cenários das políticas de financiamento da educação pública superior nos anos de 2010 e 2020 e estabelecer uma relação comparativa com os investimentos do poder público na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos anos de 2010 e 2020. Para tal, analisa artigos científicos produzidos por pesquisadores da área sobre este período e confronta-os com os Relatórios de Gestão da UFPel utilizando a metodologia de análise de documentos. Parte do conceito de crise estrutural para compreender a saída para a crise por via do neoliberalismo, que também afeta as instituições de ensino, em especial as públicas, que tem seus recursos acaçapados devido à reorganização financeira que os governos praticam para a contenção de gastos em serviços públicos. Ao final, o artigo conclui que há uma defasagem de recursos financeiros para as universidades públicas, ao mesmo tempo que há fomento à rede privada de ensino superior, que cresce mais em relação às IFES. Conclui também que apesar do crescimento do número de IFES em 10 anos, ele não é linear, pois o corpo discente, docente e técnico-administrativo diminuiu na UFPel.

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Publicado

2023-11-14

Cómo citar

Dutra, G. C. Z., & Frizzo, G. . (2023). Uma década de desinvestimento em educação pública superior: Um estudo sobre o financiamento da UFPel entre 2010 e 2020. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13274. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13274