Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico na educação ambiental: Um mapeamento dos repositórios institucionais

Autores/as

  • Felícia Maria Fernandes de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-6852-6533
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13292

Palabras clave:

Objeto virtual de aprendizagem, Educação Ambiental, Ensino de química, Recurso pedagógico

Resumen

Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) são uma importante ferramenta tecnológica para ser utilizada pelos professores no ensino das mais diversas disciplinas, podendo configurar-se como potenciais recursos pedagógicos de aprendizagem. Algumas áreas, entretanto, podem ser menos contempladas por esta ferramenta, como é o caso da educação ambiental associada ao conhecimento químico. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os Objetos Virtuais de Aprendizagem relacionados ao ensino de educação ambiental integrados ao conhecimento químico que estão disponíveis em nove repositórios, a fim de verificar sua potencialidade como recursos pedagógicos de aprendizagem. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, em que foi realizado um levantamento sobre os OVAs relacionados à educação ambiental, os quais foram caracterizados quanto aos aspectos reusabilidade, interoperabilidade, acessibilidade, interatividade, granularidade, adaptabilidade, flexibilidade, multimodalidade e autonomia para serem usados como recursos pedagógicos. Ao todo, foram encontrados 27 OVAs que podem ser utilizados para o ensino de educação ambiental integrada ao conhecimento químico. Contatou-se, portanto, que, quantitativamente, ainda são poucos os OVAs que relacionam os conceitos químicos com as temáticas ambientais. As análises realizadas indicam, no entanto, que a concepção de tecnologias puramente mecânicas embutida nesses objetos é superada, pois satisfaz as características técnicas e pedagógicas para serem consideradas potenciais recursos de aprendizagem.

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Publicado

2023-08-24

Cómo citar

de Oliveira, F. M. F., & Bizerra, A. M. C. . (2023). Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico na educação ambiental: Um mapeamento dos repositórios institucionais. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13292. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13292

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes