Expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13545Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Inclusão socialResumen
A expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas primeiras décadas deste século, levou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) a ampliar de 2 para 22 o seu número de campi distribuídos em todas as microrregiões do Estado. Nosso objetivo, neste trabalho, é discutir a nova espacialização dos campi do IFRN e analisar os impactos trazidos por essa política de interiorização do ensino profissional em vários níveis, desde os de formação inicial ao superior e pós-graduação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com análise de documentos institucionais, tais como: o Projeto Político-Pedagógico, o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Relatórios de Gestão. Também foram usados depoimentos de alunos contemplados pela política de expansão, cujos relatos se encontram no Portal do IFRN. A pesquisa revelou a relevância da política de expansão da EPT para a democratização e inclusão social no Rio Grande do Norte, ao permitir a realização de projetos pessoais que dificilmente seriam alcançados sem a instalação de um campus do IFRN.
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