Em direção a aprendizagem da docência digital na perspectiva do blended learning em um Instituto Federal de Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13756

Palabras clave:

Ensino Híbrido, Formação Docente, Aprendizagem da Docência Digital

Resumen

O blended learning propõe a convergência entre práticas pedagógicas voltadas à educação presencial e a educação on-line. Com o objetivo de investigar como se configuram as trajetórias de aprendizagem da docência digital e analisar a percepção dos professores sobre a formação docente em tecnologias digitais e sobre o blended learning, realizou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso. Os dados foram produzidos através de questionário exploratório e entrevistas narrativas e interpretados mediante análise de dados e análise de narrativas, com auxílio da ferramenta NVIVO. O cenário investigativo foi um Instituto Federal de Educação e os sujeitos foram os professores dessa instuição. A análise dos dados evidenciou que a aprendizagem da docência digital se dá a partir de cursos de TIC padronizadas, em boa parte voltadas à atuação na EAD e em formações que não atendem plenamente as expectativas dos docentes. Além disso, a maioria dos professores desconhece o blended learning, mas demonstra interesse em experimentar novas formas de ensinar/aprender por meio das tecnologias, uma vez que elas têm sido abordadas de modo insuficiente nas formações. Concluiu-se que a criação de um framework para adoção e implementação do blended learning é um caminho viável para promover a docência digital.

Citas

BOLÍVAR, Antonio B.; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación, enfoque y metodología. Madrid: La Muralla, 2001.

CHRISTENSEN, Clayton; M.; HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos. Maio 2013. 49 pag. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido>. Acesso em: 12 jan. 2018.

DA ROCHA, Adriana M.; BOLZAN, Doris P. V. La cultura de convergencia digital y la inclusión sociocultural: Interconectando formación y práctica docente. Educatio Siglo XXI, v. 33, n. 3, p. 123-146, 2015. Disponível em: http://revistas.um.es/educatio/article/view/240901. Acesso em: 12 jan. 2018.

DA ROZA, Jiani Cardoso; DA ROCHA VEIGA, Adriana Moreira; DA ROZA, Marcelo Pedroso. Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, v. 21, n. 1, p. 202-221, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638. Acesso em: 8 jul. 2019.

GARRISON, D. Randy; KANUKA, Heather. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. The internet and higher education, v. 7, n. 2, p. 95-105, 2004. Disponível em:

http://www.anitacrawley.net/Resources/Articles/GarrisonKanuka2004.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.

GARRISON, D. Randy; VAUGHAN, Norman D. Institutional change and leadership associated with blended learning innovation: Two case studies. The internet and higher education, v. 18, p. 24-28, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751612000589. Acesso em: 13 ago. 2019.

GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2012 (p 90-113).

GRAHAM, C. R. Blended learning systems: definition, current trends, and future directions. In: BONK, C.J.; GRAHAM, C. R.; CROSS, J.; MOORE. M.J. (eds.) The handbook of blended learning: global perspectives, local designs. São Francisco: Pfeiffer Publishing, 2006. p. 30-41. Disponível em: http://www.publicationshare.com/graham_intro.pdf. Acesso em: 1 dez. 2017.

GRAHAM, Charles R.; WOODFIELD, Wendy; HARRISON, J. Buckley. A framework for institutional adoption and implementation of blended learning in higher education. The internet and higher education, v. 18, p. 4-14, 2013. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751612000607. Acesso em: 12 jan. 2019.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

______. Francisco Imbernón fala sobre caminhos para melhorar a formação continuada de professores. GESTÃO ESCOLAR. Ed. 14. São Paulo. Ed. Abril. Jun/Jul. 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. SP: Aleph, 2009.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin; KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

MACDONALD, Janet. Blended learning and online tutoring: Planning learner support and activity design. Gower Publishing, Ltd., 2008.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. p.27-45. Porto Alegre: Penso, 2015.

NEUENFELDT, Derli Juliano; SCHUCK, Rogério José; PAVAN, Isabel. Aulas virtualizadas no ensino superior: ainda precisamos do corpo para ensinar e aprender? Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, p. 111-129, 2022. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12595>. Acessado em: 9 nov. 2022.

NORBERG, Anders; DZIUBAN, Charles D.; MOSKAL, Patsy D. A time‐based blended learning model. On the Horizon, 2011.

NORONHA, Evelyn Lauria; JUNIOR, José Cavalcante Lacerda. As Tecnologias Educacionais na Formação Docente. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 118, p. e12674-e12674, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674 . Acessado em set. 2022.

PORTER, Wendy W. et al. A qualitative analysis of institutional drivers and barriers to blended learning adoption in higher education. The internet and Higher education, v. 28, p. 17-27, 2016.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751615000469. Acessado em: 1 jul. 2018.

ROZA, Jiani Cardoso da. Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do B-Learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19485. Acessado em: 21 jul. 2021.

SILVA, Fabíola Freire da. Ensino híbrido: potencialidades e limitações na perspectiva do ensino superior. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2023. Disponível em http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9263. Acessado em: 3 abr.2024.

TORI. Romero. Educação sem Distância: Mídias e Tecnologias na Educação a Distância, no Ensino Híbrido e na Sala de Aula. 3 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1550/155037796006.pdf. Acessado em: 1 jul. 2018.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

da Roza, J. C., da Roza, M. P., & Veiga, A. M. da R. (2024). Em direção a aprendizagem da docência digital na perspectiva do blended learning em um Instituto Federal de Educação. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e13756. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13756

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes