As brincadeiras na educação infantil possibilitam a construção da equidade de gênero?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14882Palabras clave:
Educação infantil, Narrativas de professoras, Equidade de gênero, Brincadeiras.Resumen
Este artigo tem como objetivo conhecer as percepções das professoras sobre o impacto das brincadeiras nas construções de gênero entre as crianças na educação infantil. Os principais referenciais teóricos são: Louro (2014), Felipe (2000, 2003), Auad (2019) e Finco (2003, 2010, 2013). É uma pesquisa com abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas narrativas com seis professoras no período de maio a agosto de 2022 que atuam na educação infantil do município de Lages/SC na rede pública. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring (2002). Os resultados desta pesquisa mostram que há a necessidade de formação sobre gênero e equidade, fazendo-se necessário um aprofundamento sobre a importância do brincar para a construção da equidade de gênero. Em síntese, a preocupação com a manutenção dos papéis tradicionais de gênero demonstra que a perspectiva predominante, nesta pesquisa, foi da consolidação das desigualdades de gênero entre homens e mulheres.
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