Prática pedagógica com a metodologia TEACCH: Desenvolvimento de jogos digitais por pessoas com transtorno do espectro autista com uso do Scratch

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15535

Palabras clave:

Jogos digitais, TEACCH, Scratch, Transtorno do Espectro Autista

Resumen

O objetivo deste estudo é descrever uma prática pedagógica realizada, a partir das características da metodologia TEACCH, com sujeitos que apresentam TEA e que desenvolveram jogos digitais utilizando a plataforma Scratch. No que concerne à metodologia, esta pesquisa é de cunho qualitativo, com a participação de dois sujeitos com TEA. Para a coleta de dados, realizou-se a observação dos participantes e a coleta de materiais por eles produzidos. Na interpretação de materiais por eles produzidos foi utilizada a análise temática (Braun; Clarke, 2006). Procurou-se, também, investigar o contexto do cenário dos sujeitos participantes, fomentando as abordagens dos conceitos pertinentes aos conteúdos ensinados. Os principais resultados auxiliaram a entender que os esforços realizados para unir tecnologias e metodologias de aprendizagem destinadas aos sujeitos com TEA podem auxiliar para a formação desses estudantes e resultar em aprendizado com significado (Leite; Rehfeldt; Lopes, 2019), além de avanço nas relações e interações sociais, assim como no processo de desenvolvimento de autonomia. Mesmo com desafios, considerando a particularidade de cada sujeito participante, foi possível evidenciar benefícios proporcionados ao se desenvolver esta prática pedagógica como a expressão criativa, o estímulo ao pensamento lógico, o aprimoramento das habilidades sociais e o engajamento dos participantes no processo de criação de jogos digitais.

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Publicado

2025-04-23

Cómo citar

Rehfeldt, M. J. H., Leite, D. P., & Lopes, M. I. (2025). Prática pedagógica com a metodologia TEACCH: Desenvolvimento de jogos digitais por pessoas com transtorno do espectro autista com uso do Scratch. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15535. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15535

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes