Estratégias de aprendizagem, desempenho acadêmico e áreas de conhecimento: Análise com estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15983Palavras-chave:
Ensino Superior, Estratégias de aprendizagem, Rendimento acadêmicoResumo
O emprego de estratégias de aprendizagem (EA) é central para a autorregulação da aprendizagem. Engloba técnicas, processos ou atividades que os estudantes realizam para alcançar objetivos acadêmicos. Assim, a presente pesquisa analisou o uso de EA por estudantes universitários e as correlacionou com o rendimento acadêmico, considerando as áreas dos cursos que frequentavam. A amostra foi composta de 539 estudantes de cursos das três áreas de conhecimento (Humanas, Exatas e Saúde) e de todos os anos de formação, com dados coletados por meio de questionário sociodemográfico e uma escala de EA. Obteve-se o Coeficiente de Rendimento como medida de desempenho. Os estudantes relataram utilizar a maioria das EA presentes no questionário. As estratégias mais utilizadas foram: reler a matéria, ler as respostas antes de entregar a prova, fazer anotações, selecionar ideias principais e separar o material necessário. Não foi encontrada relação significativa entre os fatores da Escala e o rendimento acadêmico. Os itens da escala foram analisados separadamente e correlacionados, considerando a área de conhecimento. Conclui-se que a relação entre EA e rendimento acadêmico é complexa e multifacetada, dependendo de diversos fatores, como área de conhecimento e contexto de aprendizagem. Discute-se a necessidade de caracterização do estudante estratégico, não apenas pela quantidade de estratégias utilizadas, mas pela qualidade empreendida e no uso consciente delas.
Referências
ALMEIDA, Leandro S.; FRANCO, Amanda Helena Rodrigues. Critical thinking : its relevance for education in a shifting society. Revista de Psicología, vol. 29, no. 1, p. 175–195, 2011. Available at: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15482. Accessed on: 27 Sep. 2016.
ARAÚJO, Alexandra M. Sucesso no Ensino Superior: Uma revisão e conceptualização || Success in Higher Education: A review and conceptualization. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. 4, no. 2, p. 132–141, 1 Dec. 2017. DOI 10.17979/reipe.2017.4.2.3207. Available at: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.4.2.3207. Accessed on: 21 May 2020.
BEMBENUTTY, Héfer; CLEARY, Timothy J.; KITSANTAS, Anastasia (Eds.). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, 2013.
BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Angeli dos. Estratégias de aprendizagem: conceituação e avaliação. In: NORONHA, Ana Paula; SISTO, Fermino Fernandes; SANTOS, Acácia Angeli Dos (eds.). Facetas do fazer em avaliação psicológica. São Paulo: Vetor, 2006. p. 107–124.
BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students. Paidéia (Ribeirão Preto), vol. 25, no. 60, p. 19–27, Apr. 2015. DOI 10.1590/1982-43272560201504. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-863X2015000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Accessed on: 8 Dec. 2019.
CALIATTO, Susana Gakyia; ALMEIDA, Leandro da Silva. Aprendizagem e rendimento acadêmico no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 15, no. 4, 17 Mar. 2020. DOI 10.21723/riaee.v15i4.12670. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12670. Accessed on: 9 May 2020.
CALIATTO, Susana Gakyia; CUNHA, Neide de Brito; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales. Estratégias de aprendizagem: uma comparação entre cursos superiores. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. 0, no. 01, p. 103–107, 15 Dec. 2017. DOI 10.17979/reipe.2017.0.01.2306. Available at: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.01.2306. Accessed on: 24 Jul. 2018.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares. Metavaliação no ensino superior: raciocínio clínico em provas de Medicina. Estudos em Avaliação Educacional, vol. 31, no. 76, p. 219–230, 3 Jul. 2020. DOI 10.18222/eae.v31i76.4550. Available at: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4550. Accessed on: 4 Jul. 2020.
CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely; ALMEIDA, Leandro da Silva. Variáveis psicológicas e seu impacto no rendimento acadêmico no ensino superior. Revista Brasileira de Educação, vol. 27, 1 Aug. 2022. DOI 10.1590/S1413-24782022270063. Available at: http://www.scielo.br/j/rbedu/a/zWfDmdHC7KrbgKvRB73qh3K/?lang=pt. Accessed on: 4 Aug. 2022.
CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely; ALMEIDA, Leandro S. Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior. Revista E-psi : revista eletrónica de psicologia, educação e saúde, vol. 9, no. 1, p. 27–38, 2020. .
CASIRAGHI, Bruna; BORUCHOVITCH, Evely; ALMEIDA, Leandro S.; ALMIRO, Pedro A. O Ensino Superior num contexto sociocultural de desafios. Revista E-Psi, vol. 11, no. 1, p. 7–27, 2022. .
CUNHA, Maria Isabel da. A avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 4, no. 4, 1999. Available at: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1072. Accessed on: 10 Oct. 2016.
DARROZ, Luiz Marcelo; TREVISAN, Thais Lourençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, vol. 14, no. Extra 29, sec. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, p. 93–109, 2018. Available at: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7008696. Accessed on: 4 Aug. 2020.
DEMBO, Myron H. Applying educational psychology. 5th ed. New York: Longman, 1994.
DEMBO, Myron H. Learning to teach is not enough—Future teachers also need to learn how to learn. Teacher Education Quarterly, vol. 28, no. 4, p. 23–35, 2001. Available at: https://www.jstor.org/stable/23478314. Accessed on: 30 Aug. 2020.
DIAS, Anelise Silva; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Habilidades cognitivas para a competência de estudo. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd/ Universidade do Minho, 2013. p. 6981–6991.
DONCHE, Vincent; MAEYER, Sven De; COERTJENS, Liesje; DAAL, Tine Van; PETEGEM, Peter Van. Differential use of learning strategies in first-year higher education: The impact of personality, academic motivation, and teaching strategies. British Journal of Educational Psychology, vol. 83, no. 2, p. 238–251, 2013. DOI https://doi.org/10.1111/bjep.12016. Available at: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjep.12016. Accessed on: 7 Jan. 2021.
FIOREZE, Cristina; BERTOLIN, Julio Cesar Godoy. Educação para o bem público na universidade brasileira: Qual a percepção dos estudantes? Interfaces da Educação, vol. 14, no. 40, p. 468–485, 6 Nov. 2023. DOI 10.61389/inter.v14i40.6533. Available at: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6533. Accessed on: 14 May 2024.
FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima; MURGO, Camélia Santina; FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima; MURGO, Camélia Santina. Autorregulação acadêmica e estratégias de aprendizagem avaliadas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 23, 2019. DOI 10.1590/2175-35392019019190. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572019000100310&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Accessed on: 6 Jul. 2020.
FURTADO, Cristiane; WIRZBICKI, Sandra Maria. Avaliação da aprendizagem: concepções e aspectos de licenciandos de um curso de ciências biológicas. Revista Contexto & Educação, vol. 37, no. 116, p. 403–420, 3 Jan. 2022. DOI 10.21527/2179-1309.2022.116.9666. Available at: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9666. Accessed on: 15 May 2024.
GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, vol. 0, no. 46, 11 Sep. 2018. Available at: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39147. Accessed on: 13 Jan. 2021.
GARCÍA-PÉREZ, Daniel; FRAILE, Juan; PANADERO, Ernesto. Learning strategies and self-regulation in context: how higher education students approach different courses, assessments, and challenges. European Journal of Psychology of Education, 18 Jun. 2020. DOI 10.1007/s10212-020-00488-z. Available at: https://doi.org/10.1007/s10212-020-00488-z. Accessed on: 3 Jan. 2021.
GARNER, Ruth; ALEXANDER, Patricia A. Metacognition: answered and unanswered questions. Educational Psychologist, vol. 24, no. 2, p. 143–158, Mar. 1989. DOI 10.1207/s15326985ep2402_2. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15326985ep2402_2. Accessed on: 8 Dec. 2019.
GOMES, Maria Aparecida Mezzalira; BORUCHOVITCH, Evely. Modelo de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman: Sugestões práticas para desenvolver a capacidade de planejar, monitorar e regular a própria apendizagem no contexto da educação básica. In: BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (eds.). Aprendizagem Autorregulada: Como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. p. 19–38.
HEIKKILÄ, Annamari; LONKA, Kirsti. Studying in higher education: students’ approaches to learning, self‐regulation, and cognitive strategies. Studies in Higher Education, vol. 31, no. 1, p. 99–117, 1 Feb. 2006. DOI 10.1080/03075070500392433. Available at: https://srhe.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075070500392433. Accessed on: 31 Oct. 2020.
KARABENICK, Stuart; BERGER, Jean-Louis. Help seeking as a self-regulated learning strategy. Applications of Self-regulated Learning Across Diverse Disciplines: A Tribute to Barry J. Zimmerman, p. 237–261, 1 Jan. 2013. .
KOHLSDORF, Marina; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz da. O autorrelato na pesquisa em psicologia da saúde: Desafios metodológicos. Psicol. argum, , p. 131–139, 2009. Available at: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/pa. Accessed on: 4 Nov. 2020.
MARINI, Janete Aparecida da Silva; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino superior: Considerações sobre adaptação, sucesso acadêmico e aprendizagem autorregulada. Revista Eletrônica de Psicologia, Educação e Saúde, vol. 1, p. 102–126, 2014. Available at: https://revistaepsi.com/artigo/2014-ano4-volume1-artigo5/. Accessed on: 27 Feb. 2018.
MARTINS, Rosana Maria Mohallem; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional. Psicol. esc. educ, , p. e176346–e176346, 2019. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100301. Accessed on: 3 Jul. 2020.
MCCOMBS, Barbara L. Historical Review of Learning Strategies Research: Strategies for the Whole Learner—A Tribute to Claire Ellen Weinstein and Early Researchers of This Topic. Frontiers in Education, vol. 2, 7 Apr. 2017. DOI 10.3389/feduc.2017.00006. Available at: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/feduc.2017.00006/full. Accessed on: 7 Dec. 2019.
NEWMAN, Richard S. Social Influences on the Development of Children’s Adaptive Help Seeking: The Role of Parents, Teachers, and Peers. Developmental Review, vol. 20, no. 3, p. 350–404, 1 Sep. 2000. DOI 10.1006/drev.1999.0502. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0273229799905026. Accessed on: 3 May 2024.
OLIVEIRA, Antonio Figueiredo; CALIATTO, Susana Gakyia. Análise fatorial exploratória de uma escala de estratégias de aprendizagem. Educação: Teoria e Prática, vol. 28, no. 59, p. 548–565, 14 Dec. 2018. DOI 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p548-565. Available at: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12195. Accessed on: 20 May 2020.
OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação da aprendizagem na univesidade. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 9, no. 1, p. 37–46, Jun. 2005. Available at: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572005000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Accessed on: 28 Feb. 2018.
PANADERO, Ernesto; ALONSO-TAPIA, Jesús. ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Modelo de Zimmerman sobre estrategias de aprendizaje. Anales de Psicología, vol. 30, no. 2, p. 450–462, 1 May 2014. DOI 10.6018/analesps.30.2.167221. Available at: http://revistas.um.es/analesps/article/view/167221. Accessed on: 7 Jan. 2021.
PINTO, Rosilaine Aparecida. Métodos de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista Contexto & Educação, vol. 30, no. 96, p. 126–155, 2015. DOI 10.21527/2179-1309.2015.96.126-155. Available at: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/4290. Accessed on: 14 May 2024.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres: A Nova Cultura da Aprendizagem. [S. l.]: Artmed, 2002.
ROTGANS, Jerome I.; SCHMIDT, Henk G. The Intricate Relationship between Motivation and Achievement: Examining the Mediating Role of Self-Regulated Learning and Achievement-Related Classroom Behaviors. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, vol. 24, no. 2, p. 197–208, 2012. Available at: https://eric.ed.gov/?id=EJ996266. Accessed on: 19 May 2020.
SAMPAIO, Rita Karina Nobre; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro Sales Luís de Fonseca. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, vol. 0, no. 42, 2012. DOI 10.15210/caduc.v0i42.2151. Available at: https://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2151. Accessed on: 26 Feb. 2018.
SCHUNK, Dale H.; GREENE, Jeffrey Alan (Eds.). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. Second edition. New York, NY: Routledge, Taylor & Francis Group, 2018(Educational Psychology Handbook Series).
TINAJERO, Carolina; LEMOS, Sônia Maria; ARAÚJO, Margarete; FERRACES, M. José; PÁRAMO, M. Fernanda. Cognitive style and learning strategies as factors which affect academic achievement of brazilian university students. Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 25, no. 1, p. 105–113, 2012. DOI 10.1590/S0102-79722012000100013. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-79722012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Accessed on: 12 Apr. 2019.
VALADAS, Sandra T.; ARAÚJO, Alexandra Maria Dantas de Castro; ALMEIDA, Leandro S. Abordagens ao estudo e sucesso académico no ensino superior. Revista e-psi : revista eletrónica de psicologia, educação e saúde, vol. Ano 4, no. Vol. 1, p. 47–67, Jun. 2014. Available at: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30120. Accessed on: 8 Oct. 2016.
WANG, Chuang; KIM, Do Hong; BONG, Mimi; AHN, Hyun Seon. Korean college students’ self-regulated learning strategies and self-efficacy beliefs in learning english as a foreign language. Asian EFL Journal, vol. 15, no. 3, p. 81–112, 1 Sep. 2013. Available at: https://augusta.pure.elsevier.com/en/publications/korean-college-students-self-regulated-learning-strategies-and-se. Accessed on: 7 Dec. 2019.
WEINSTEIN, Claire Ellen; ACEE, Taylor W. Study and learning strategies. In: FLIPPO, Rona F. (ed.). Handbook of college reading and study strategy research. Third Edition. New York: Routledge, 2018. p. 227–240.
ZIMMERMAN, Barry J. Self-Efficacy: An Essential Motive to Learn. Contemporary Educational Psychology, vol. 25, no. 1, p. 82–91, 1 Jan. 2000. DOI 10.1006/ceps.1999.1016. Available at: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0361476X99910160. Accessed on: 8 Oct. 2016.
ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. Self-regulated learning and performance: an introduction and an overview. In: ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. (eds.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Routledge Taylor & Francis Group, 2011. p. 1–12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).