O desenvolvimento da autonomia na formação inicial de professores por meio dos estágios curriculares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16937

Palabras clave:

Formação inicial de professores, Autonomia, Estágios curriculares

Resumen

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou de que modo a formação inicial de professores propicia o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Considera-se que, ao promover a autonomia, a formação inicial de professores se destaca como relevante para a formação humana dos sujeitos, preparando cidadãos aptos para atuar pessoal e profissionalmente na sociedade. Para a pesquisa, considera-se o conceito de autonomia a partir da compreensão de que o sujeito se desenvolve progressivamente a partir das decisões críticas que realiza. Para isso, foram utilizados como embasamento estudos sobre formação inicial de professores a partir de Moreira (2021), Nóvoa (2012) e Pimenta e Lima (2012), assim como sobre o conceito de autonomia a partir de Freire (2017) e Guzzo (2002, 2009). Para a construção dos dados, tendo como inspiração o estudo de caso (Yin, 2015), foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes e docentes de cursos de licenciatura da área de ciências exatas de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007). Os resultados apontaram para a relevância das vivências das disciplinas de estágio, especialmente quanto às relações entre a prática e as teorias estudadas, em um contexto de articulação entre universidade e o cotidiano escolar. De tal modo, compreende-se que os estágios curriculares nas licenciaturas promovem a autonomia e o pensamento crítico a partir da realização de atividades que potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros professores.

Citas

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 03 jul. 2020.

CARNEIRO, Stania Nagila Vasconcelos; SILVA, Elisangela André da. O Estágio Supervisionado na formação do professor de Filosofia. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61796/41069. Acesso em: 31 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. rev. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360. Acesso em: 03 jun. 2020.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.

GOERGEN, Pedro. A instituição universidade e sua responsabilidade social. Quaestio: revista de estudos em educação, v. 4, n. 1, 2002. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/1393/1376. Acesso em: 13 maio 2020.

GUZZO, Valdemir. As ações dos professores do Ensino Fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da Escola Cidadã. 2002. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2101/ValdemirGuzzoEducacao.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.

GUZZO, Valdemir. As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101. Acesso em: 08 jan. 2022.

LONGO, Isaura Maria. Identidade das universidades comunitárias no contexto das políticas educacionais para o ensino superior. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, 2019. Disponível em: https://www.univali.br/Lists/TrabalhosDoutorado/Attachments/236/Isaura%20Maria%20Longo.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 35-50, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nN7CDXTbrMNHdGMxxcGgHws/. Acesso em: 31 ago. 2021.

NÓVOA, Antonio. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 35, p. 11-22, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/educacao/article/view/4927/3772. Acesso em: 30 dez. 2021.

PAULY, Evaldo Luis. Pedagogia da autonomia. In: STRECK, Danilo Romeu Streck; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Orgs.) Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 359-361.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, P Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PERUCHIN, D. Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas. 2022. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/11694. Acesso em: 20 mar. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A progressão do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto (Org.). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, p. 323-348, 2001.

SGRÓ, Margarita. Universidad, desarrollo y ciencias sociales. In: CENCI, Angelo Vitório; DALBOSCO, Cláudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, amizade e formação. Passo Fundo: Editora UPF, 2018. p. 254-271. Disponível em: http://editora.upf.br/images/ebook/sobre_filosofia_e_educacao_final.pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

SMOLKA, Maria Lúcia Rebello Marra; GOMES, Andréia Patrícia; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de Medicina acerca da Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 1, p. 5-14, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/MVL6Xn7GJZzcMgpWpvsKMLR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 maio 2022.

SOARES, Sandra Regina; MIRANDA, Dayse Lago de. Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 105-116, 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4228/3680. Acesso em: 29 jul. 2021.

SOBREIRA, Vickele. Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas Gerais. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2015. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/331. Acesso em: 12 abr. 2020.

VANNUCCHI, Aldo. A universidade comunitária: o que é, como se faz. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

YIN, Robert Kuo-zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2025-09-15

Cómo citar

Peruchin, D., & Morés, A. (2025). O desenvolvimento da autonomia na formação inicial de professores por meio dos estágios curriculares. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16937. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16937

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho