Escrever é preciso: Memórias e histórias da obra do professor Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16940Palabras clave:
Mario Osorio Marques, Legado, Escrever, pesquisaResumen
Estávamos no ano de 1996, segunda turma do Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências/PPGEC, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul/UNIJUI, cidade de IjuÍ/RG e, cerceados por muitas expectativas e sonhos que viriam transformar vidas e percursos de docentes e discentes, no caminho e na arte de pesquisar e ser pesquisador/a. Conhecer, conviver, aprender e compartir momentos únicos com o professor Mario Osorio Marques, “Nosso Gigante”, nos remete destacar neste ensaio-memória a obra Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa, nascida em 1996 e publicada pela primeira vez em 1997, a qual iluminou a vida de duas professoras e que transformaram as aprendizagens construídas, na UNIJUI, em itinerários profícuos na/pela pesquisa, na criação e composição de muitos escritos, na formação de algumas centenas de novos pesquisadores/as na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e na Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Destacamos as ressonâncias e o reconhecimento da vida e das obras de Mario Osorio de sul ao norte deste imenso país.
Citas
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1986.
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. Paraíba, João Pessoa: Ideia; Editora Universitária UFPB, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2002.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa. 5ª ed. Revisada. Ijuí: UNIJUÍ; Brasília: INEP, 2006
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. e SILVA, Monique da. Em defesa do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação. In: FEITOSA, Débora Alves; DORNELES, Malvina do Amaral e BERGAMASCHI, Maria Aparecida (orgs.) O Sensível e a Sensibilidade na Pesquisa em Educação. Cruz das Almas, BA: UFRB, 2016.
SAINT-EXÚPERY. O Pequeno Príncipe. São Paulo. Global Editora. 2017.
SÊNECA, Lúcio Anneo. Aprender a Viver. Cartas a Lucílio; tradução de Lúcia Sá Rebello. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).