O SER HUMANO CONTEMPORÂNEO COMO SUJEITO DA BIOÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.22-44Resumen
O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica concluída em 2012. Utilizou o método dialético crítico para análise e compreensão da realidade. Pretendeu aprofundar o conhecimento acerca do ser humano contemporâneo, no seio do contexto social, com o objetivo de refletir acerca da contribuição da Bioética enquanto produtora de um saber que tem, em sua essência, o potencial de enfrentamento a formas de alienação da vida. Discute características do desenvolvimento da sociedade contemporânea e seus rebatimentos na construção da liberdade e da autonomia do ser humano. Aponta e valoriza estratégias de convivência que a Bioética desenvolve, especialmente a criação de condições de diálogo, na perspectiva da reflexão ética sobre temas fundamentais à vida e o aprendizado de valores que apontam à equidade, cidadania e justiça.
Palavras chaves: bioética; ética; diálogo
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).