O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR A DOCÊNCIA

Autores/as

  • Nicole Glock Maceno Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.108-137

Resumen

Com a finalidade de promover a articulação entre educação básica e a formação inicial de professores, a CAPES instituiu em 2007 um grande programa em âmbito nacional: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa incentivar a melhoria da qualidade da educação básica por meio de ações acadêmicas nas escolas, considerando os professores da rede pública de ensino como coformadores nesse processo de formação inicial. Por este motivo, neste artigo original, interessou-nos discutir se “Os professores de Educação Básica estão sendo considerados na construção e nos encaminhamentos dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)?” Para isso, entrevistamos três professores supervisores e três coordenadores dos Subprojetos do PIBID de Letras, Filosofia e Matemática de uma universidade pública do Paraná e optamos pelas contribuições da Análise Textual Discursiva. Dentre as principais proposições, destacamos que há implicações do PIBID para as escolas e docentes, mas há necessidade de maior integração nas ações dos Subprojetos com o ambiente escolar, de repensar a função dos supervisores e de reflexões que estejam para além das questões curriculares e disciplinares.

Biografía del autor/a

Nicole Glock Maceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Química pela UFPR em 2009, mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR em 2012 e atualmente atua como professora substitutada área de ensino de química da UDESC e como professora de química do quadro permanente do magistério da rede pública do Paraná.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela UFU em 1988, Mestre e Doutora em Ciências pela USP, atualmente é professora associada do Departamento de Química da UFPR e coordena o Núcleo de Educação em Química da mesma instuição

Publicado

2015-07-07

Cómo citar

Maceno, N. G., & Guimarães, O. M. (2015). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR A DOCÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Educación, 29(93), 108–137. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.108-137