O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.108-137Resumen
Com a finalidade de promover a articulação entre educação básica e a formação inicial de professores, a CAPES instituiu em 2007 um grande programa em âmbito nacional: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa incentivar a melhoria da qualidade da educação básica por meio de ações acadêmicas nas escolas, considerando os professores da rede pública de ensino como coformadores nesse processo de formação inicial. Por este motivo, neste artigo original, interessou-nos discutir se “Os professores de Educação Básica estão sendo considerados na construção e nos encaminhamentos dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)?” Para isso, entrevistamos três professores supervisores e três coordenadores dos Subprojetos do PIBID de Letras, Filosofia e Matemática de uma universidade pública do Paraná e optamos pelas contribuições da Análise Textual Discursiva. Dentre as principais proposições, destacamos que há implicações do PIBID para as escolas e docentes, mas há necessidade de maior integração nas ações dos Subprojetos com o ambiente escolar, de repensar a função dos supervisores e de reflexões que estejam para além das questões curriculares e disciplinares.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).