CONTRIBUIÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DE VOLTA À TOTALIDADE

Autores/as

  • Rafael Rossi Docente - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no curso de Licenciatura em Educação do Campo
  • Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.4-17

Resumen

Neste texto realizo uma breve síntese da discussão sobre a diversidade em EJA, no intuito de ampliá-la para problematizar a Educação de maneira geral. Explicitamos três elementos que caracterizam o campo educacional: o caráter processual, sua multidimensionalidade e seu aspecto inter-relacional. Dessa forma, questionamos sobre os rumos que o debate a respeito da diversidade está nos conduzindo: a uma fragmentação da práxis social ou uma perspectiva de conjunto sobre os educandos em EJA? Debato esse questionamento a partir da relevância que assume a dimensão política na escola e no trabalho docente, enquanto fundamento capaz de avançarmos rumo uma educação comprometida com seus educandos e que não seja alienada de seu contexto e responsabilidade social.

Publicado

2015-10-30

Cómo citar

Rossi, R., & Garboggini di Giorgi, C. A. (2015). CONTRIBUIÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DE VOLTA À TOTALIDADE. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(95), 4–17. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.4-17