CONTRIBUIÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DE VOLTA À TOTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.4-17Resumen
Neste texto realizo uma breve síntese da discussão sobre a diversidade em EJA, no intuito de ampliá-la para problematizar a Educação de maneira geral. Explicitamos três elementos que caracterizam o campo educacional: o caráter processual, sua multidimensionalidade e seu aspecto inter-relacional. Dessa forma, questionamos sobre os rumos que o debate a respeito da diversidade está nos conduzindo: a uma fragmentação da práxis social ou uma perspectiva de conjunto sobre os educandos em EJA? Debato esse questionamento a partir da relevância que assume a dimensão política na escola e no trabalho docente, enquanto fundamento capaz de avançarmos rumo uma educação comprometida com seus educandos e que não seja alienada de seu contexto e responsabilidade social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).