O Ensino da Música: um olhar qualitativo de ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico

Autores/as

  • Cristhian Moreira Brum UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Claudia Gaida URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.16-28

Resumen

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a qualidade dos ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico nas aulas de Artes, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que preconiza que a Arte deva ser um componente curricular obrigatório, permitindo que o aluno aprenda a manifestar-se através de diversos modos de expressão estético e cultural, usando para isso o canto, a música, a dança, a representação de cores, linhas e outras formas de expressão. A preocupação está nas condições acústicas das salas de aula para música, pois a inadequação acústica em um ambiente destinado ao ensino e estudo da música pode desencadear problemas no processo de aprendizagem musical, pois os conteúdos musicais ou a própria fala, podem ser modificados, criando possibilidades de adaptações errôneas às condições inadequadas. Existem critérios de avaliação da qualidade acústica dos espaços escolares para o ensino da música e estes deverão considerar as especificidades da arquitetura e as diversidades culturais no que se refere à música nas diferentes regiões do Brasil.

Biografía del autor/a

Cristhian Moreira Brum, UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - RS, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ.

Claudia Gaida, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora do Departamento de Engenharias e Ciências da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen – RS

Publicado

2016-02-24

Cómo citar

Brum, C. M., & Gaida, C. (2016). O Ensino da Música: um olhar qualitativo de ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(96), 16–28. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.16-28