INVESTIGANDO O QUE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PENSAM A RESPEITO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.117-137Resumen
Neste artigo, lançamos mão dos procedimentos apresentados pela análise de conteúdo para investigarmos a percepção de estudantes do curso de Ciências Biológicas a respeito do tema História da Ciência. Para tanto, foi aplicado um questionário em que acadêmicos deveriam responder a questões relativas ao tema. Neste momento, trazemos os resultados da análise das respostas dadas pelos acadêmicos para a seguinte questão: O que é para você História da Ciência? Os registros evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito da História da Ciência nos cursos de licenciatura, pois observamos que as ideias do que seja esse tema para os estudantes investigados, foi de certa forma divergente. Alguns estudantes apresentaram uma visão de que a História da Ciência seria uma sequência cronológica de eventos e determinadas descobertas. Tal percepção pode ser resultante do contato desses estudantes com uma abordagem que não proporciona possibilidades para que eles desenvolvam uma concepção considerada adequada em relação à Ciência. Tal comprovação é preocupante, visto que em breve esses estudantes estarão atuando em sala de aula e essas percepções equivocadas se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática desses profissionais em suas ações no processo de ensino de Ciências/Biologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).