EDITORIAL – Estudos sobre formação docente nas práticas educativas formais e não formais

Autores/as

  • Maria Cristina Pansera de Araujo Unijui
  • Maria Simone Vione Schwengber Unijui
  • Celso Jose Martinazzo Unijui
  • Solange Castro Schorn UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.1-3

Resumen

Os diversos artigos que compõem o número 93 da Revista Contexto & Educação podem ser agrupados numa temática global denominada formação de professores, pois tratam de aspectos relativos ao processo educativo, à bioética e à formação de docentes de matemática, de ciências da natureza e de geografia, a partir de diferentes abordagens, que ampliam as proposições feitas, e são complementadas com reflexões sobre a educação não formal.

No texto O processo educativo na perspectiva histórico-cultural, Paulo Alfredo Schönardie apresenta o pressuposto de que o processo educativo  se constitui num contexto histórico-cultural em que a formação social e cultural de um grupo institui o espaço em que acontece a educação, nesta perspectiva teórica.

Em O ser humano contemporâneo como sujeito da bioética, Márcia Arruda Faustini faz uma reflexão sobre a contribuição da Bioética enquanto produtora de um saber que tem o potencial de enfrentamento as formas de alienação da vida. Para tanto, discute características do desenvolvimento da sociedade contemporânea e seus rebatimentos na construção da liberdade e da autonomia do ser humano. Nesse contexto, aponta e valoriza estratégias de convivência desenvolvidas pela Bioética, especialmente, a criação de condições de diálogo entre os sujeitos.

No artigo A história do ensino da matemática - contribuições na formação de futuros professores de matemática, Mariele Josiane Fuchs, Cátia Maria Nehring e Marta Cristina Cezar Pozzobon descrevem as atividades realizadas durante o estágio de docência de uma das autoras, no ano de 2012. As autoras identificaram, através da análise de produções textuais desenvolvidas pelos licenciandos, as potencialidades da exploração da História do Ensino de Matemática, que passa na “memória” do licenciando e/ou na de seus antepassados e nos Livros Didáticos, para a formação do professor de Matemática.

Na sequência, no artigo Ensinar e aprender matemática em uma escola do campo: o que dizem alunos e professora, Marcela Rafaela Barbosa de Farias, Michela Caroline Macêdo e Carlos Monteiro investigam as concepções de ensino de Matemática, no contexto das escolas campesinas considerando a trajetória da Educação do Campo e as perspectivas dos sujeitos envolvidos.

No artigo intitulado O programa institucional de bolsas de iniciação à docência e o desafio de ressignificar a docência, Nicole Glock Maceno e Orliney Maciel Guimarães discutem as implicações dos professores de Educação Básica na construção e nos encaminhamentos dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Para uma significação conceitual adequada no Ensino de Ciências, é essencial conhecer como as concepções de experimentação são abordadas no livro didático, usado na sala de aula para o processo ensino e aprendizagem. Com base nesse entendimento, Carine Kupske, Erica do Espirito Santo Hermel e Roque Ismael da Costa Güllich, no artigo Concepções de experimentação nos livros didáticos de ciências, avaliam as atividades experimentais dos livros didáticos de Ciências indicados, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011.

Em Estratégicas de aprendizagem por meio de atividades lúdicas e experimentais: explorando o gibi “pulmão e sua turma”, Janise Viaro e João Batista Teixeira da Rocha assinalam a importância de repensar as formas de trabalhar didaticamente o conceito de Células propondo uma nova modalidade de ensino, com a finalidade de aproximar os sujeitos envolvidos nesse processo, através de atividades lúdicas e experimentais realizadas com estudantes do 5º ao 9º ano de uma escola pública de Santa Maria RS.

No artigo Um estudo de caso na abordagem do conteúdo solo no ensino fundamental: concepções alternativas dos estudantes e algumas implicações de sustentabilidade, Wanderley Pivatto Brum apresenta o resultado da análise das compreensões conceituais que os estudantes do 6º ano têm sobre o tema solo e sua implicação com a sustentabilidade, evidenciando, através do estudo de caso, que a família e as experiências cotidianas influenciam suas concepções.

Em Ensino de geografia e projeto de sociedade no início do século XX no Brasil: reconstruindo leituras acerca da relação entre ensino e pesquisa, Najla Mehanna Mormul e Eduardo Donizeti Girotto expõem o resultado de um estudo, realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão, sobre o processo de institucionalização da Geografia no Brasil procurando estabelecer a relação existente entre o projeto de geografia e o de sociedade apresentado nas obras de Aroldo de Azevedo, Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig.

No artigo intitulado Museus e Interdisciplinaridade, José Luís Schifino Ferraro apresenta uma discussão em torno dos agenciamentos e arranjamentos possíveis que podem existir na relação que se estabelece entre educação formal e não formal, mais especificamente entre currículo e os museus como espaços não formais de aprendizagem.

Convidamos os leitores para debater esses temas.

 

Maria Cristina Pansera de Araújo

Maria Simone Vione Schwengber

Celso Jose Martinazzo

Biografía del autor/a

Maria Cristina Pansera de Araujo, Unijui

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Publicado

2015-07-07

Cómo citar

Pansera de Araujo, M. C., Schwengber, M. S. V., Martinazzo, C. J., & Schorn, S. C. (2015). EDITORIAL – Estudos sobre formação docente nas práticas educativas formais e não formais. Revista Contexto &Amp; Educación, 29(93), 1–3. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.1-3