O TEMA INFRAESTRUTURA A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE

Autores/as

  • Laís Baldissarelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.159-186

Resumen

Neste artigo, explora-se como foi realizada a construção curricular de uma escola da rede pública da cidade de Santa Maria/RS a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos. Focaliza-se, neste artigo, o primeiro momento pedagógico, denominado Estudo da Realidade, destacando como ocorreu a construção do dossiê para que o tema pudesse ser encontrado. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações e construção do dossiê foram: questionários para a comunidade investigada (pais, moradores, posto de saúde, comércio), comunidade escolar (alunos, professores, equipe diretiva, funcionários), conversas informais, análise de documentos da escola, fotografias e entrevistas. Deste processo, emergiu o tema Infraestrutura, sendo este o tema que permeou a construção curricular das disciplinas de Física e Matemática da escola analisada.

Biografía del autor/a

Laís Baldissarelli, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Física e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade federal de Santa Maria - UFSM

Publicado

2017-04-12

Cómo citar

Baldissarelli, L., & Muenchen, C. (2017). O TEMA INFRAESTRUTURA A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE. Revista Contexto &Amp; Educación, 31(100), 159–186. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.159-186