PDE -O QUE REVELA A PRODUÇÃO DOCENTE NA LINHA DE ESTUDO: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2007/2009

Autores/as

  • Alderenik Antonio de Oliveira Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.303-335

Resumen

O trabalho em questão teve como objetivo, detectar o que revela as produções docentes na linha de estudos “Diálogos entre Teoria e Metodologia”, na disciplina de Educação Física no período de 2007 a 2009, no Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). A presente investigação correspondeu a um estudo exploratório. Segundo Bourguignon & Oliveira Júnior (2012), a pesquisa exploratória contribuiu tanto para uma aproximação da realidade que se quer conhecer quanto para o domínio teórico necessário à definição de hipóteses; buscar antecedentes, histórico, pessoas importantes, atualizar conceitos, propiciar a apreensão do problema de pesquisa, etc. A investigação constituiu-se de leituras pertinentes ao assunto, e nos referenciais sobre políticas públicas educacionais, teorias e metodologias da educação física. Localizamos os artigos postados no site da Secretaria de Educação, após as leituras, organizamos as resenhas, onde encontramos parâmetros para análise dos artigos publicados. Ao atingirmos os objetivos propostos para o projeto obteve-se a noção do que estava produzido no PDE-PR, da qual denotamos uma perspectiva de melhoria do ensino fundamental, com novas metodologias de ensino, caracterizando assim aos professores, uma formação continuada.

Palavras chave: políticas públicas educacionais, metodologia, formação continuada.

Biografía del autor/a

Alderenik Antonio de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Profes.sor da Universidade Estadual do Centro Oeste - Pr. Lotado no Departamento de Educação Física. Campus Universitário de Irati - Pr.

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Oliveira, A. A. de. (2017). PDE -O QUE REVELA A PRODUÇÃO DOCENTE NA LINHA DE ESTUDO: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2007/2009. Revista Contexto &Amp; Educación, 32(103), 303–335. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.303-335