PDE -O QUE REVELA A PRODUÇÃO DOCENTE NA LINHA DE ESTUDO: DIÁLOGOS ENTRE TEORIA E METODOLOGIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2007/2009
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.303-335Resumen
O trabalho em questão teve como objetivo, detectar o que revela as produções docentes na linha de estudos “Diálogos entre Teoria e Metodologia”, na disciplina de Educação Física no período de 2007 a 2009, no Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). A presente investigação correspondeu a um estudo exploratório. Segundo Bourguignon & Oliveira Júnior (2012), a pesquisa exploratória contribuiu tanto para uma aproximação da realidade que se quer conhecer quanto para o domínio teórico necessário à definição de hipóteses; buscar antecedentes, histórico, pessoas importantes, atualizar conceitos, propiciar a apreensão do problema de pesquisa, etc. A investigação constituiu-se de leituras pertinentes ao assunto, e nos referenciais sobre políticas públicas educacionais, teorias e metodologias da educação física. Localizamos os artigos postados no site da Secretaria de Educação, após as leituras, organizamos as resenhas, onde encontramos parâmetros para análise dos artigos publicados. Ao atingirmos os objetivos propostos para o projeto obteve-se a noção do que estava produzido no PDE-PR, da qual denotamos uma perspectiva de melhoria do ensino fundamental, com novas metodologias de ensino, caracterizando assim aos professores, uma formação continuada.
Palavras chave: políticas públicas educacionais, metodologia, formação continuada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).