As Múltiplas Abordagens da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.1-2Resumen
A presente edição, composta por oito artigos, discute as múltiplas abordagens da Educação Ambiental, tematizadas por diferentes autores, que contribui sobremaneira com os estudos do campo,
Inicialmente, Migdely Barbarita Ochoa Ávila e Olga Alicia Gallardo Milanés, no artigo Gestión ambiental en instituciones escolares cubanas. Retos y perspectivas, escrevem sobre o desafio que as instituições educacionais cubanas enfrentam para alcançar a harmonia entre a educação ambiental e a gestão ambiental. Somente a transmissão do conhecimento em conteúdos escolares não é suficiente para alcançar o desenvolvimento sustentável, de modo que é necessário buscar outras ações envolvendo toda a comunidade escolar. Propõem, então, nesse artigo, uma tecnologia para a gestão ambiental integrada na instituição educacional que contribua para o alcance dessa harmonia.
Em Catadores de Materiais Recicláveis: novos regimes de verdade constituindo protagonismo a estes atores sociais, Nádia Scariot traz uma reflexão sobre os catadores de materiais recicláveis procurando demostrar como as diversas formações discursivas em torno da figura do catador e do meio ambiente contribuem para uma mudança nas práticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente natural e com os sujeitos sociais envolvidos.
Considerando a percepção ambiental e as representações sociais como importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos relacionados à Educação Ambiental, Rafaella Ferreira Neres Queiroz e Josue Ribeiro da Silva Nunes, por sua vez, analisam desenhos e frases de 78 alunos do ensino fundamental para compreender o conhecimento destes sobre meio ambiente. O tema é apresentado no artigo Conhecimento sobre meio Ambiente dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques do município de Tangará da Serra – MT.
Na sequencia, Roberta Herter da Silva e Daniel Rubens Cenci, no artigo Multiculturalismo e Educação Ambiental: reflexões acerca da construção de uma nova postura ética dos seres humanos abordam a necessidade de construir uma nova postura ética frente ao meio ambiente explicando a importância da educação ambiental para a transformação social, sendo esta imprescindível à sobrevivência da espécie humana no planeta.
No eixo das compreensões ambientais, Eloiza Muniz Capparros e Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior divulgam, no artigo A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira, a influência dos diversos meios de comunicação na opinião dos sujeitos sobre essa espécie de mamíferos e a relação existente entre estes e as alegorias veiculadas através dos personagens apresentados nos filmes.
Investigando o que estudantes do curso de Ciências Biológicas pensam a respeito da História da Ciência é o artigo escrito por Etiane Ortiz, Marinez Meneghello Passos e Marcos Rodrigues da Silva, que apresenta a percepção de estudantes universitários do referido Curso evidenciando a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito da História da Ciência nos cursos de licenciatura.
No artigo OAB recomenda: uma avaliação necessária, Vladmir Oliveira da Silveira e Samyra Naspolini Sanches tratam da relação entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ensino Jurídico discutindo o papel dessa entidade na busca de qualidade do ensino e os instrumentos que têm sido utilizados para o alcance esse objetivo.
Seguindo a exposição dos artigos, a edição finaliza com a resenha do livro Nietzsche – Filosofia e Educação, organizado por Vânia Dutra de Azeredo em 2008. A resenha é escrita por Joyce Mirella Lacki Ribeiro e Samuel Mendonça que consideram a obra de grande contribuição na medida em que apresenta ao leitor importantes aspectos da filosofia nietzschiana e suas relações com a educação.
Convidamos os leitores ao debate dos temas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).