APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CURRÍCULO INTEGRADO PARA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ACADÊMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.52-67

Resumen

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar a visão inicial do estudante, entender como ocorre sua adaptação, elencar os fatores de sucesso na adaptação e suas dificuldades ao método em um currículo integrado. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, de cunho quantitativo, transversal com alunos do curso de Medicina de uma IES no município de Curitiba.  Para a coleta das informações foi aplicado um questionário com trinta e cinco (35) afirmações em uma escala Likert dividida em "concordo totalmente", "concordo", "indiferente", "discordo" e “discordo totalmente”.  Nesta análise o perfil dos estudantes avaliados mostrou que a média de idade nas turmas avaliadas foi entre 19 e 21 anos, houve predominância do gênero feminino, grande parte dos estudantes mora com familiares, a grande maioria não trabalha e não tem outra formação.  A maior parte dos estudantes é solteira, e ingressou no curso através do vestibular. A maioria dos egressos nunca teve contato com PBL. Observamos à medida que passam os semestres ocorre uma mudança da percepção dos estudantes em relação ao método e que os estudantes deste método no currículo integrado percebem resultados significativos na construção da sua autonomia.

Palavras chave: PBL (Problem Based Learning), autonomia, Medicina, currículo integrado.

Biografía del autor/a

Taylor Tito Bobato, Faculdades Pequeno Príncipe - FPP

Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Evangelica do Paraná (FEPAR), e nos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Medicina da Associação Hospitalar de Proteção à Infancia Dr. Raul Carneiro.. Fisioterapeuta do Instituo Terapêutico Curitiba e da Prefeitura Municipal de Contenda Paraná. Tem experiência nas áreas de Traumato ortopedia Funcional, Terapia Manual,Osteopatia,Reeducação postural Global(RPG), Mestre em Ensino nas Ciências da Sáude (FPP).

Izabel Cristina Meister Martins coelho, Faculdades Pequeno Príncipe - FPP

É médica pela Universidade Federal do Paraná (1989), com Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Cirurgia Pediátrica no Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe (1995). Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutora em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2003), recebendo com sua tese prêmio de pesquisa pela American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) em 2004. Observership no Serviço de Transplante Multivisceral e Hepático, Division of Transplantation, University of Miami (2001). Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde promovido pelo MS/FIOCRUZ/Rede UNIDA (2006) e em Educação para Profissionais da Área de Saúde pela UFC/FAIMER BRASIL (2010). Professora do curso de Medicina desde 1998 foi coordenadora do Internato de Medicina (2004-2205) e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (2005-2009) em Curitiba. Professora convidada da ENSP/FIOCRUZ, atuando como Tutora na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2006/2011). Em 2010/11 atuou como Diretora Técnica do Hospital Municipal, Diretora de Educação em Saúde e Secretária Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. Em 2011, iniciou a coordenação do projeto Pró-Ensino na Saúde no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu das Faculdades Pequeno Príncipe. É cirurgiã da Equipe de Transplante Hepático do Complexo Pequeno Príncipe (desde 2000) e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (desde 2004). Atualmente coordena o Curso de Medicina e o Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe. É membro da CAMEM - MEC

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe – FPP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da FAculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendencia técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba - IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Adminstração Pública -da Prefeitura de Curitiba. È docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de PLANEJAMENTO, GESTÃO E LIDERANÇA. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Atualmente é Diretora Acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP/FEAES e pesquisadora docente da Faculdade Pequeno Principe em Curitiba, e do programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino na Ciência da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Bobato, T. T., coelho, I. C. M. M., & Ribeiro, E. R. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CURRÍCULO INTEGRADO PARA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ACADÊMICA. Revista Contexto &Amp; Educación, 33(105), 52–67. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.52-67