ENSINO EM DIREITOS HUMANOS: CONSIDERAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.158-177Resumen
O presente artigo discute o ensino de direitos humanos no ensino médio no contexto da prática, relacionando os instrumentos legais com as ressignificações dos docentes. A abordagem, de natureza qualitativa, utiliza a análise documental, realizando um percurso histórico dos principais instrumentos legais, bem como analisando suas principais acepções, e a entrevista com docentes da escola pública, intentando verificar a ressignificação do ensino de direitos humanos na escola. Tomamos como referência a teoria do discurso de Laclau (2006) e o ciclo contínuo de politicas de Ball (2011), na parte referente as ressignificações diante de múltiplos contextos, utilizando Lopes (2011), nas ideias de descentramento, Ramos (2011), nas discussões sobre igualdade e diferença, Santos (2013), Na análise sobre a centralidade do tema de direitos humanos, e Monteiro e Tavares (2012), acerca da relação dos direitos humanos e a escola. Os resultados obtidos apontam que os discursos oficiais sofrem ressignificações ligadas aos interesses e disputas políticas inerentes ao contexto da prática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).