PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.206-218

Resumen

Este texto tem por objetivo socializar as percepções de um grupo de professores da Educação Básica no que se refere a um conjunto de ações desenvolvidas em uma pesquisa/intervenção vinculada ao Programa Observatório da Educação (Edital INEP/CAPES 049/2012). A investigação, de cunho qualitativo, teve o intuito de elaborar e problematizar práticas pedagógicas que promovessem rupturas nos currículos escolares na disciplina de Matemática, em especial no Ensino Fundamental. O material de pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas efetivadas com seis professores de escolas públicas que participaram do Programa, que também contava com a presença de pesquisadores, mestrandos e alunos de graduação. Os relatos dos docentes entrevistados apontam que as discussões teórico-metodológicas e as atividades exploradas em encontros de estudos semanais possibilitaram reflexões e modificações nos currículos das escolas, em relação aos conteúdos, metodologias e avaliação. Em particular, os entrevistados reforçaram que, por conta de sua participação, ocorreram significativas mudanças em suas práticas pedagógicas, em especial com a utilização de metodologias mais dinâmicas que possibilitaram aos alunos exercerem a pró-atividade.

Publicado

2019-03-28

Cómo citar

Quartieri, M. T., dos Santos, B., Giongo, I. M., & Rehfeldt, M. J. H. (2019). PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(107), 206–218. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.206-218