O ENSINO DE CIÊNCIAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – REFLEXÕES SOBRE UMA AULA PRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.142-153Resumen
A presente discussão objetiva aprofundar nossas reflexões sobre o conceito de aprendizagem significativa e levantar as possibilidades de mudança de nossa prática junto aos alunos da escola pública. Nossas inquietações sobre o ensino de ciências têm origem nas discussões e estudos teóricos sobre a aprendizagem significativa efetivados no PPGEC da UNIGRANRIO. Trazemos para nossa reflexão o resultado do estudo realizado, com o apoio do livro didático e de exemplares vivos de grilos, junto a 139 alunos de quatro turmas do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no espaço de uma antiga fazenda no Município de Nilópolis - RJ. Os resultados possibilitaram ampliar e questionar nossa compreensão sobre aprendizagem significativa, avançarmos e questionarmos juntos aos professores da escola a utilização do livro didático como única estratégia de ensino, possibilitou, internamente, no espaço da escola, a reflexão sobre o que seja ensinar e aprender e de que forma os professores podem utilizar, como estratégias, os recursos existentes na escola. O entendimento de que o significado da aprendizagem está no sujeito e não nas estratégias, abre novas possibilidades e pensar e repensar os argumentos que circulam no interior da escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).