ESCOLA TÉCNICA RURAL E AS DIMENSÕES DO TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.80-94

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as relações identitárias dos estudantes da escola estadual técnica Encruzilhada, a partir das convivências cotidianas, que interligam representações de identidades rurais e urbanas, com destaque nos costumes, hábitos e tradições do gaúcho fronteiriço. Com base nos conceitos de território e territorialidade, enquanto espaço de limites e possibilidades, articulam as relações sociais e podem ocorrer o domínio do Outro. A metodologia é de cunho qualitativo, com entrevistas semi-dirigidas e observação no ambiente escolar. Por sua vez, utiliza-se a Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011) como forma de desconstruir, unitarizar e categorizar as vozes dos estudantes. Evidenciamos que o ambiente escolar rural influencia na construção de novas identidades, desse modo, ressaltamos três dimensões dessa automodificação: 1) vestuário; 2) linguagem e 3) projeto de vida. Conclui-se que a convivência dos estudantes em regime de internato na escola técnica ajuda a incorporar saberes, significados e costumes tradicionais, privilegiando às práticas e lidas gaudérias como forma de garantir poder e espaço no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutor em Comunicação e Práticas do Consumo (ESPM), doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (Unisinos) e graduado em Relações Públicas (PucCampinas). É professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Luiz Carlos de Santis Alves, Escola Estadual Técnica Encruzilhada

Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), licenciado em geografia. É professor na Escola Estadual Técnica Encruzilhada. Maçambará, RS

Emersom Ciochetta Roballo, Instituto Federal Farroupilha

Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), licenciado em geografia e especialista em metodologia do Ensino de Geografia. É professor do Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

de Almeida, C. D., Alves, L. C. de S., & Roballo, E. C. (2020). ESCOLA TÉCNICA RURAL E AS DIMENSÕES DO TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E DA IDENTIDADE. Revista Contexto & Educação, 35(111), 80–94. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.80-94

Edição

Seção

Artigos