EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.90-103Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação em valores morais numa perspectiva transdisciplinar. Estender essa discussão a partir das instituições que oferecem a educação pública básica nos faz pensar na necessidade de implementação de um projeto institucional tendo como pano de fundo a transdisciplinaridade. A partir de uma revisão bibliográfica trouxemos para o debate autores que se debruçam sobre a temática e que podem contribuir para aprofundar a discussão. Para atender o propósito do trabalho estruturamos o mesmo em três momentos: no primeiro apresentamos algumas considerações em relação à ética sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin. No segundo momento abordamos algumas questões conceituais sobre a transdiciplinaridade tendo em Basarab Nicolescu o principal autor utilizado. No terceiro momento problematizamos como os valores morais podem ser trabalhados na escola pública buscando na transdisciplinaridade uma possibilidade de discussão. Defendemos a possibilidade de elaboração de um projeto institucional em torno da temática onde todas as ações e relações da escola tenham os valores morais explicitados de forma consciente e intencional. Acreditamos que a escola não pode se silenciar para essa questão buscando um consenso sobre determinados valores morais indispensáveis para a formação integral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).