A VOZ CALA, O CORPO GRITA: AS DIFICULDADES DE ALUNOS LGBT's NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
THE VOICE CALLS, THE BODY SCREAMS: THE DIFFICULTIES OF LGBT STUDENTS IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.420-433Resumen
Resumo: O artigo aborda a relação entre as questões de gênero, aceitação do corpo, relações interpessoais e as aulas de educação física no contexto escolar, com o intuito de verificar a realidade desses alunos quanto as aulas de educação física e suas implicações, enquanto inclusão (ou exclusão) que poderá resultar em um bom ou mal relacionamento com os colegas. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para alunos de escolas estaduais de diversos municípios do Rio Grande do Sul. Através das respostas dos alunos, foi possível verificar que o ambiente escolar e neste caso, as aulas de educação física reproduzem e reforçam práticas segregadoras, dificuldades de relacionamento entre os alunos LGBT’s e não LGBT’s e a dificuldade de aceitação do próprio corpo. É necessário um olhar mais aprofundado a cerca das questões abordadas neste estudo dentro do ambiente escolar e em especial nas aulas de educação física, com o intuito de compreender as questões de gênero e evitar a exclusão dos alunos LGBT’s.
Palavras-chave: Alunos LGBT’s. homofobia. Educação Física, escolas, exclusão
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).