A VOZ CALA, O CORPO GRITA: AS DIFICULDADES DE ALUNOS LGBT's NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

THE VOICE CALLS, THE BODY SCREAMS: THE DIFFICULTIES OF LGBT STUDENTS IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.420-433

Resumen

Resumo: O artigo aborda a relação entre as questões de gênero, aceitação do corpo, relações interpessoais e as aulas de educação física no contexto escolar, com o intuito de verificar a realidade desses alunos quanto as aulas de educação física e suas implicações, enquanto inclusão (ou exclusão) que poderá resultar em um bom ou mal relacionamento com os colegas. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para alunos de escolas estaduais de diversos municípios do Rio Grande do Sul. Através das respostas dos alunos, foi possível verificar que o ambiente escolar e neste caso, as aulas de educação física reproduzem e reforçam práticas segregadoras, dificuldades de relacionamento entre os alunos LGBT’s e não LGBT’s e a dificuldade de aceitação do próprio corpo. É necessário um olhar mais aprofundado a cerca das questões abordadas neste estudo dentro do ambiente escolar e em especial nas aulas de educação física, com o intuito de compreender as questões de gênero e evitar a exclusão dos alunos LGBT’s.

 

Palavras-chave: Alunos LGBT’s. homofobia. Educação Física, escolas, exclusão

Biografía del autor/a

Aline Rosana Giardin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Su l(UFRGS) -atual . Graduada em educação física (UFSM-2006). Mestre em Educação pela Universidade federal de Santa Maria (UFSM-2011). Especialista em saúde mental coletiva pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre (2013). Pesquisadora e professora de práticas corporais no PROTIG (Programa de transtorno de identidade de gênero) - SUS. Trabalhou em Londres, na Inglaterra, como professora de atividade física no tratamento de dependentes químicos COM A British Military. Trabalha práticas corporais e atividades rítmicas na concepção e aceitação de corpo em diferentes grupos (LGBT, dependentes químicos, deficientes). Professora e Orientadora na ênfase de saúde mental Na RIMS - Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de clínicas de Porto Alegre. É também revisora de trabalhos e artigos da IAFOR (International Academic Fórum) e WASET (World Academy of Science, Engineering and Technology).

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Giardin, A. R., Anzanello, J., & Chitolina Schettinger, M. R. (2021). A VOZ CALA, O CORPO GRITA: AS DIFICULDADES DE ALUNOS LGBT’s NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: THE VOICE CALLS, THE BODY SCREAMS: THE DIFFICULTIES OF LGBT STUDENTS IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION. Revista Contexto &Amp; Educación, 36(114), 420–433. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.420-433