EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E METODOLOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.21-40Resumen
Este artigo apresenta quatro temas que se interpenetram: a Teoria da Complexidade, a Interdisciplinaridade, a Transdisciplinaridade e a Metodologia de Projetos. Nele procuramos articular a fundamentação teórico-metodológica da Interdisciplinaridade e da Transdisciplinaridade, a partir de uma perspectiva de aproximação e complementariedade, alicerçada na epistemologia da Complexidade. Tomando como premissa a necessidade de produção de um conhecimento pertinente no âmbito da Educação Básica, com vistas à valorização da realidade dos educandos, bem como de seu protagonismo nos processos educativos, lançamos como proposta metodológica a utilização da Metodologia de Projetos. A partir deste contexto, nosso principal objetivo é contribuir com as discussões sobre a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade na Educação Básica, destacando nesse contexto o papel dos docentes como possíveis catalisadores do processo de planejamento/execução de ações que direcionem o cotidiano da escola para a realidade complexa em que a sociedade contemporânea se insere.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).