EMOÇÕES E ÉTICA NA FORMAÇÃO DE FORMADORES
A COMPLEXIDADE EM AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.119-138Resumen
Neste artigo apresentamos parte do desenvolvimento de um projeto de formação de formadores, que se apoia na investigação sobre desenvolvimento humano nas dimensões emocional e ética e no princípio da autoformação. Segue uma abordagem transdisciplinar, que extravasa o domínio das múltiplas disciplinas científicas que se têm debruçado sobre estas temáticas, assumindo a perspetiva da complexidade e a modalidade de self-study. A realização de self-studies dos formadores é uma prática pouco habitual, pelo que constitui uma vertente inovadora do projeto. Os autores, enquanto formandos/formadores e investigadores do processo formativo, apresentam dados sobre dinâmicas de autoformação, focadas nalgumas das emoções trabalhadas e nas questões éticas que lhe estão associadas. Por fim faz-se uma reflexão sobre essa formação e os princípios da complexidade, nomeadamente os conceptualizados por Edgar Morin.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).