Editorial Formação Docente, Educação Sexual e Gênero e as relações entre professor e aluno
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.1-5Resumen
A revista Contexto e Educação número 88 publica um conjunto de artigos sobre a formação docente, tradicionalmente presente neste periódico, a partir de novas incursões resultantes de pesquisas relevantes. Neste número, a formação docente é abordada desde a Educação Sexual e Gênero e as relações entre professor e aluno.
O tema Educação Sexual e Gênero foi gestado a partir de uma demanda de professores de comunidades lindeiras da BR 262, onde se realizam obras de pavimentação e construção de uma ponte, que liga o Estado do Mato Grosso do Sul ao de São Paulo. A localização estratégica trouxe uma série de empreendimentos para a região sem que todo um planejamento conseguisse ser desenvolvido, explodindo em uma série de impactos socioambientais.
Neste sentido, os professores acostumados a tranquilidade das cidades interioranas foram despertados para um conjunto de situações com as quais não sabiam lidar. Por isso, solicitaram a colaboração do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR),que desenvolve ações de Educação na região,no Programa de Educação Ambiental (PEA), para mitigar os impactos das obras em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).O programa buscou apoio em grupos consolidados na área como Grupo de Estudos e Investigação em Sexualidade Educação Sexual e TIC-GEISEXT, com sede no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que, entre suas atividades, desenvolve ações de formação de professores em Educação Sexual e webinares, cujo público, em sua maioria, compõe-se de professores brasileiros. Este grupo tem conexões com o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades– GESx, sediado na Universidade Estadual Paulista (UNESP de Rio Claro, SP), que já vinha desenvolvendo ações de formação de professores no Mato Grosso do Sul; e com o Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX)da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com tal conjunto de pesquisadores, vislumbrou-se a possibilidade de constituir um tema para revista. Estas produções trouxeram subsídios teóricos, que embasaram uma proposta de ação a ser desenvolvida em meados de 2013 na região.
Na confluência entre o ITTI da UFPR, o GEISEXT, o GESx, e o EDUSEX estabeleceu-se uma rede de conexões mais ampla entre pesquisadores da Educação Sexual,que está se fortalecendo e ampliando, ao mesmo tempo em que se reconfigura a cada nova inserção. Os artigos constituídos a partir deste tema trazem as primeiras aproximações das pesquisas entre esses grupos e delineia uma das tessituras possíveis para a Educação Sexual e Gênero.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).