REALISMO CRÍTICO E MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.234-251

Resumen

O presente artigo procura elucidar pontos nodais do Realismo Crítico com relação as compreensões de verdade científica e progresso da ciência, explicando conceitos chaves como estratificação e emergência da realidade, relativismo epistemológico, ontologia e julgamento racional. Para alcançar tais objetivos fez-se um estudo da primeira fase da obra de Roy Bhaskar, fundador da corrente filosófica, onde percebemos que tal metateoria tem grandes potencialidades para o campo educacional das ciências e da matemática visto seu caráter unificador. Dessas potencialidades apresentaremos o referencial marxista-lukácsiano, e seu método ontológico-genético, como aquele que possibilita uma importante abordagem metodológica na pesquisa em Filosofia da Educação Matemática, estando de acordo com os critérios metateóricos determinados pelo Realismo Crítico.

Biografía del autor/a

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Professor do Departamento de Metodologia da Ensino da UFSC.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Wagner, G., & Silveira, E. (2019). REALISMO CRÍTICO E MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(109), 234–251. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.234-251