ANÁLISE DE IMAGENS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
IMAGE ANALYSIS OF POPULAR SCIENCE TEXTS INSERTED IN BIOLOGY TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8217Resumen
Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia apresentam textos inseridos provenientes da DC (Divulgação Científica), cujas imagens podem destoar das originais, inclusive com significado diferente. Este trabalho analisou 31 imagens em 27 textos de DC relativos à biologia animal, presentes em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio. De acordo com a classificação semiótica e conceitual, foi possível perceber que a maioria das imagens possui caráter naturalista, quando há proximidade com o real, e simbólico, conferindo atmosfera para os textos. Identificou-se maior interação ou contraste na relação entre as informações do texto e a imagem. A conotação fotográfica mais recorrente foi a pose, privilegiando atitudes estereotipadas dos animais. Percebeu-se alteração de significado em diversas imagens em relação aos textos originais. Estas diferenças podem estar relacionadas com intenções didáticas dos autores dos LDs, que promovem um distanciamento destas imagens com aquelas presentes no parte didática dos LDs.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).