INTERCULTURALIDADE EM “THAT DEAF GUY”: USO DE TIRAS PARA PROBLEMATIZAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CONTRA SUJEITOS SURDOS E SUA LÍNGUA DE SINAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.134-149Resumen
As tiras em quadrinhos “That Deaf Guy”, de Matt Daigle e Kay Daigle, operam com a interculturalidade para problematizar estereótipos e preconceitos contra pessoas surdas e sua língua de sinais, a partir do viés do próprio sujeito da experiência e do humor como estratégia para desconstrução de ideias pré-estabelecidas e não ressignificadas. Defende-se, pois, a importância do uso desses textos na escolarização de alunos surdos e não surdos para que possam ter contato com outras formas de representação da surdez, para além da esfera da deficiência, encaminhando para o reconhecimento das diferentes formas de vivenciar a condição surda.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).