LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA APLICADA A LA LEY 10.639
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.203-214Palabras clave:
Lei 10.639, Ensino de Geografia, Diáspora Africana, Reinos e Impérios AfricanosResumen
O objeto desta pesquisa é o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na Escola Municipal Professora Geni Chaves localizado no município de Uberaba, com o envolvimento de alunos, professores e equipe pedagógica no nível ensino fundamental II (6º a 9º ano) cujo foco é o tratamento para a educação das relações étnico raciais de forma positiva, bem como o estudo da história e cultura Afro-Brasileira e Africana. Como objetivo geral deste trabalho no que tange a aplicação desta intervenção pedagógica, o professor (da disciplina Geografia) aplicou, em fases distintas no ensino fundamental II, conteúdos que estão na Matriz Pedagógica com desenvolvimento de atividades, como elaboração de banco de dados para posterior produções cartográficas, que visem o reconhecimento da memória histórico brasileiro e afro-brasileiro através da valorização e cultura das nações africanas, como análise e mapeamento da Diáspora Africana (7º ano) e análise e mapeamento dos reinos e impérios do continente africano (9º ano). Foi percebido que houve uma maior compreensão da temática africana e afro-brasileira pelos alunos através do estudo e observação dos mapas desenvolvidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).