LITERACIA PARA A SAÚDE EM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO: RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO NA SAÚDE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.177-188Palabras clave:
Saúde Pública; Saúde Escolar; Estudantes; Ensino fundamental e médio; Diagnóstico de situação de saúde.Resumen
Objetivo: i) Caraterizar em termos sociodemográficos os alunos da amostra; ii) Analisar a relação entre o nível de Literacia para a Saúde (LS) e a participação dos alunos nas atividades de Saúde Escolar (SE). Materiais e métodos: Estudo descritivo-correlacional, transversal, de abordagem quantitativa, no qual participaram 499 alunos, do ensino secundário público. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento, que incluía a escala HLS-EU-PT destinada a avaliar o nível de LS. No tratamento de dados utilizamos o SPSS. Resultados: A maioria dos alunos era do sexo feminino (58.3%) e enquadrava-se no grupo etário dos 16 aos 17 anos (64,5%). Participaram nas atividades de SE 39,1% da amostra, dos quais o maior grupo no âmbito da educação sexual (23%) e alimentação saudável (12,6%). O maior grupo enquadrou-se na LS Suficiente (39,1%). A categoria de LS designada Alfabetização limitada para a saúde atingiu mais de 50% em todos os domínios, exceto, no domínio Promoção da Saúde. O índice de LS Geral não difere significativamente quanto à participação nos programas de SE. Conclusão: Os alunos da amostra apresentam um baixo nível de LS, inferior ao dos participantes noutros estudos. A participação dos alunos da amostra nos programas de SE é baixa, sendo que estas atividades parecem não estar relacionadas com o nível de LS. A equipa de SE deverá estender as suas atividades a mais alunos desta população, procurando aumentar a sua eficácia para elevar o nível de LS.
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