O CAMINHO DA PESQUISA INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE POSTURAL DO TRABALHADOR RURAL NA ATIVIDADE LEITEIRA NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.197-204Palabras clave:
Educação em saúde. Atividade Leiteira. Saúde do Trabalhador.Resumen
Objetivo: desenvolver ações de proteção, promoção e reabilitação da saúde postural dos trabalhadores rurais na atividade leiteira. Metodologia: a população contou com 40 produtores de leite, de pequenas propriedades rurais do estado do Rio Grande do Sul e, com 10 extensionistas rurais, ambos de 10 municípios da região do Corede Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Metodologias ativas foram o viés condutor de todas as atividades que tiveram como objetivo desenvolver ações de proteção, promoção e reabilitação da saúde postural dos trabalhadores rurais na atividade leiteira, visando uma integralidade na atenção, com vistas a melhoria da saúde postural e consequente qualidade de vida. Resultados: foram realizadas mensalmente seis oficinas pedagógicas com diferentes temáticas voltadas para educação em saúde. Além destas, foi realizado visitas às propriedades rurais dos trabalhadores leiteiros. Discussão: além de prevenir agravos futuros à saúde destes trabalhadores, as ações de educação em saúde preveem melhorar aspectos importantes na vida desses indivíduos, como dores e desconfortos posturais, possibilitando-os uma vida com mais qualidade. Conclusão: é fundamental que estes trabalhadores rurais estejam muito bem informados sobre as suas condições para que possam estar capacitados a lidar com situações, de preferência preventivamente, a fim de melhorar a qualidade de vida, e posteriormente, o rendimento no trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).