ANOITECE NA CIDADE: DILEMAS E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM TEMPOS DE REFORMA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.215-233Resumen
Neste artigo, debatemos os resultados de uma pesquisa com estudantes (1913), professores (103) e gestores (48) do Ensino Médio (EM) noturno, de escolas públicas estaduais de Chapecó/SC. O objetivo é refletir acerca de dilemas e desafios do Ensino Médio Noturno, em particular, de fatores que influenciam direta ou indiretamente nos índices de evasão/abandono e repetência por parte dos estudantes. Metodologicamente, compreende um diálogo entre referenciais teóricos, especialmente, da área da Educação com os dados empíricos resultantes da pesquisa. Organizamos o texto enfocando a contextualização da problemática, a singularidade do estudo no EM noturno, a relação entre realidade expressada e as reformas educacionais, e encaminhamos apontando questões para debate. A pesquisa indica a necessidade de investimento em formação continuada de gestores e professores, assim como para a melhoria de infraestrutura das escolas, considerando a relação juventude-escola, gestores-professores-jovens, escola-comunidade. Sinaliza, também, que no enfrentamento dos dilemas vividos, a saída não é linear e nem aligeirada por decreto-lei, sob pena de desvio da função educativa, inclusiva e emancipatória, da escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).