A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Rosane Teresinha Fontana

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.36-51

Palabras clave:

Palavras-Chave: Interculturalidade. Ensino. Enfermagem.

Resumen

Trata-se de uma proposta de reflexão sobre a interculturalidade e a formação em enfermagem. Utilizou-se a revisão narrativa como método. Considerando que a intercultura vem se configurando como uma nova perspectiva epistemológica, e, como um objeto de estudo interdisciplinar e transversal, no sentido de tematizar e teorizar a complexidade, entende-se que refletir sobre o tema na formação em enfermagem pode agregar valor ao cuidado. Em todas as áreas do conhecimento, a diversidade cultural só pode ser promovida ao reconhecer, como princípio fundador, o diálogo e o respeito entre as civilizações e as culturas. Além disso, constitui força motriz do desenvolvimento, indispensável para atenuar a pobreza e promover tanto a igualdade como a equidade na assistência à saúde.

 

Biografía del autor/a

Rosane Teresinha Fontana

Doutora em enfermagem. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Fontana, R. T. (2019). A INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(109), 36–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.36-51