AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO

Autores/as

  • Jucelino Cortez Universidade de Passo Fundo
  • Armando Foscarin Neto

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.272-286

Palabras clave:

Ensino de Física. Enfoque CTS. Livro Didático

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa junto aos livros didáticos contemplados no Plano Nacional do Livro Didático, da disciplina de Física do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizados na cidade de Passo Fundo, região norte do Rio Grande do Sul. O objetivo principal deste trabalho está voltado para a análise das formas e das disposições com que os conteúdos são apresentados e trabalhados nestes livros, buscando identificar em quais oportunidades propostas pelas obras pode-se identificar a presença das vocações da abordagem CTS. Dessa forma, pretende-se também oferecer, aos gestores e professores da Educação Básica, subsídios no momento da escolha desta ferramenta. Com a pesquisa identificou-se, por meio do desvelamento de categorias, como e quando tais vocações são identificadas, conforme o referencial teórico que é utilizado neste trabalho.

Publicado

2020-05-04

Cómo citar

Cortez, J., & Foscarin Neto, A. (2020). AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO. Revista Contexto &Amp; Educación, 35(111), 272–286. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.272-286

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde