TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UM ESTUDO EM COLEÇÕES DO PNLD 2015 E 2018
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.170-186Palabras clave:
Livro Didático de Física; Tipologia de conteúdos; PNLD 2015; PNLD 2018.Resumen
Os livros didáticos (LD) representam o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, sobretudo após a consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ao permitir aos professores escolher a coleção de livros mais adequada para cada escola. Este artigo analisa cinco das quatorze coleções de Física aprovadas pelo PNLD 2015, quatro delas incluídas no PNLD 2018, usando a tipologia de conteúdos, proposta por Coll e Zabala, a qual classifica os conteúdos em conceitual (C), procedimental (P) e atitudinal (A). A análise documental focalizou as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e os Guias de Livros Didáticos (GLD) para o PNLD 2015 e 2018. A análise dos livros contabilizou a distribuição dos tipos de conteúdo, bem como suas combinações CA, CP e CPA. Verificou-se a ênfase no conteúdo conceitual (C) em todas as coleções, destacando-se sua associação com conteúdo procedimental (CP), em função do elevado número de exercícios presentes nos LD de Física. Observou-se, também, pouca ênfase ao conteúdo atitudinal. Duas coleções apresentaram propostas mais próximas ao conceito de formação humana integral proposto pelas DCNEB. Espera-se que esta pesquisa auxilie professores de Física na incorporação da tipologia de conteúdos em suas aulas e programas de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).