PENSAMENTO CRÍTICO NA CIÊNCIA: PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

CRITICAL THINKING IN SCIENCE: PERSPECTIVE FROM BRAZILIAN TEXTBOOKS

Autores/as

  • Kélli Renata Corrêa de Mattos UFSM
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maris (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.404-419

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Currículo, Estratégias de Ensino

Resumen

A educação em Ciências precisa subsidiar os sujeitos contemporâneos com uma formação que não priorize somente os conhecimentos científicos, mas também o desenvolvimento de competências para que atuem em sociedade. Nesse contexto, considera-se a promoção do Pensamento Crítico (PC) como uma abordagem em potencial. Pensando nisso, realizou-se uma análise documental em 8 Livros Didáticos (LD) do 7º ano do Ensino Fundamental, identificando a natureza das atividades propostas, bem como o potencial das mesmas para o desenvolvimento das capacidades do PC. Percebe-se, com a análise a diversidade de atividades presentes nos LD de Ciências, sendo que as mais recorrentes foram classificadas na categoria Exploratórias, as quais conferem a oportunidade do sujeito se envolver no processo, a depender do encaminhamento pedagógico. Observa-se também, a presença de atividades classificadas como Reflexivas/Críticas, as quais desempenham um papel crucial na formação do sujeito, instigando-o a pensar, refletir e criticar. Verifica-se ainda, a presença de atividades mais tradicionais classificadas na categoria Informativas, pois apenas têm o intuito de apresentar uma informação adicional ao conteúdo. Contudo, considera-se os resultados satisfatórios, pois expressam que os LD de Ciências, não possuem predominantemente atividades simplistas e tradicionais, mas que tem avançado em relação ao caráter das atividades propostas.

Biografía del autor/a

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maris (UFSM)

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM). Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado na UFSM (www.ufsm.br/ppgecqv). Lider do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA e coordenador do núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar".

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Corrêa de Mattos, K. R., Güllich, R. I. da C., & Tolentino Neto, L. C. B. de. (2021). PENSAMENTO CRÍTICO NA CIÊNCIA: PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS: CRITICAL THINKING IN SCIENCE: PERSPECTIVE FROM BRAZILIAN TEXTBOOKS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(114), 404–419. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.404-419