A Formação de Educadores na Perspectiva da Educação do Campo: reflexões sobre o Iº Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina

Autores/as

  • Cecília Maria Ghedini UNIOESTE/PR
  • Claudia Barcelos de Moura Abreu UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.83-108

Resumen

Este artigo analisa o Curso de Pedagogia da Terra, a partir da proposta teórico-metodológica do “1º Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina”, realizado entre 2002 e 2005 no Rio Grande do Sul. Tem por objetivo compreender os avanços e limites da proposta, observando três dimensões da formação: o pedagogo do campo, o pedagogo em movimento e o pedagogo da escola. As análises apontam para a necessidade de se produzir teoricamente uma nova Pedagogia, partindo das pequenas experiências realizadas nos  assentamentos, acampamentos e outros espaços organizados, mas indo além delas,  confrontando-as com as contribuições das diversas ciências da educação, especialmente as que trilham caminhos mais progressistas.

Biografía del autor/a

Cecília Maria Ghedini, UNIOESTE/PR

Formada em Pedagogia pela Unijuí, Mestrado em Educação pela UFPR. Professora na UNIOESTE/PR.

Claudia Barcelos de Moura Abreu, UNIFESP

Formada em Psicologia pela UFU, Mestrado em Educação pela UFSCar e Doutorado pela PUC-SP. Professora na UNIFESP.

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Ghedini, C. M., & Abreu, C. B. de M. (2013). A Formação de Educadores na Perspectiva da Educação do Campo: reflexões sobre o Iº Curso de Pedagogia da Terra da Via Campesina. Revista Contexto &Amp; Educación, 25(83), 83–108. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.83-108