O uso de jogos na construção do conhecimento em engenharia de requisitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10926

Palavras-chave:

Engenharia de requisitos, construtivismo, práticas educativas, jogos.

Resumo

A Engenharia de Requisitos é uma atividade importante do processo de desenvolvimento de software, responsável por extrair e definir as necessidades do sistema. Para tanto, este artigo tem por finalidade abordar os principais conceitos da teoria construtivista, de modo a aplicar uma atividade de ensino sobre o tema Engenharia de Requisitos para um curso de Tecnologia. Apresenta a condução da experiência de uma atividade para introduzir o conteúdo sobre Engenharia de Requisitos, no curso de Análise e Projeto de Sistemas, no quarto nível do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. A prática educativa proposta é baseada no construtivismo, que alude a uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento de pensamento que se revela no avanço das ciências e da filosofia dos últimos séculos. Essa prática objetivou a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, com base em analogia com jogos recreativos, de tabuleiro e de cartas. Os resultados sugerem que os alunos foram capazes de relacionar o aprendizado do jogo com o conteúdo da aula e alcançaram o conhecimento esperado.

Biografia do Autor

Lis Ângela De Bortoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Membro da Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, educação em engenharia de software, redes sociais, desenvolvimento de software, aquisição de conhecimento e métodos ágeis.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Emerson Rogério de Oliveira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1988), especialização em Telemática e Sistemas da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1990), especialização em Informática pela COPPE Sistemas - UFRJ (1995) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Sertão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Operacionais, informática na educação, tolerância a falhas, objetos distribuídos, comunicação de grupo, java e Python.

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

De Bortoli, L. Ângela, Castaman, A. S., & Oliveira Júnior, E. R. de. (2023). O uso de jogos na construção do conhecimento em engenharia de requisitos. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10926. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10926

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes