EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.90-103

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação em valores morais  numa perspectiva transdisciplinar. Estender essa discussão a partir das instituições que oferecem a educação pública básica nos faz pensar na necessidade de implementação de um projeto institucional tendo como pano de fundo a transdisciplinaridade. A partir de uma revisão bibliográfica trouxemos para o debate autores que se debruçam sobre a temática e que podem contribuir para aprofundar a discussão. Para atender o propósito do trabalho estruturamos o mesmo em três momentos: no primeiro apresentamos algumas considerações em relação à ética sob a perspectiva da complexidade de Edgar Morin. No segundo momento abordamos algumas questões conceituais sobre a transdiciplinaridade tendo em Basarab Nicolescu o principal autor utilizado. No terceiro momento problematizamos como os valores morais podem ser trabalhados na escola pública buscando na transdisciplinaridade uma possibilidade de discussão. Defendemos a possibilidade de elaboração de um projeto institucional em torno da temática onde todas as ações e relações da escola tenham os valores morais explicitados de forma consciente e intencional. Acreditamos que a escola não pode se silenciar para essa questão buscando um consenso sobre determinados valores morais indispensáveis para a formação integral.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

Skrsypcsak, D., & Franzen, D. O. (2019). EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR. Revista Contexto & Educação, 34(109), 90–103. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.90-103