INSTRUMENTOS PARA INDICAÇÃO, AVALIAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autori

  • Lígia Maria Presumido Braccialli Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Carla Braccialli Unesp
  • Rita de Cássia Tibério Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.265-275

Parole chiave:

Educação Especial.Tecnologia Assistiva. Escala de Mensuração.

Abstract

A taxa de abandono de tecnologia assistiva é alta, assim torna-se importante o uso de instrumento padronizados para direcionar a indicação, avaliação e implementação. Este estudo teve como objetivo identifcar e discutir os instrumentos disponiveis para a indicação, avaliaçao e implementação de tecnologia assistiva. A pesquisa configurou-se como uma revisão sistemática realizada entre 2003 e 2017, nas bases de dados: ERIC, PUBMED e PROQUEST e utilizados os descritores “assitive device” and “outcome assessment”; “assitive device” and “measurement scale”; “assistive technology” and “outcome assessment”; “assistive technology” and “measurement scale”. A busca resultou em 284 aritgos, em seguida dois pesquisadores realizaram a leitura e análise dos resumos e títulos. Foram excluídas as revisões, artigos de discussões teóricas e ponto de vista e aqueles que não correspondiam a temática, sobraram 80 artigos. As informações foram categorizadas quanto: tipo de instrumento utilizado, disponibilização do instrumento em língua portuguesa. Os resultados indicaram a utilização de 28 instrumentos específicos para avaliar predisposição, satisfação, indicação e avaliação de tecnologia assistiva, porém apenas os instrumentos Quebec user evaluation of satisfaction with assistive technology e Assistive technology device predisposition assessment estão disponiveis na lingua portuguesa. Apesar de existir diferentes instrumentos poucos estão disponíveis na língua portuguesa.

 

Biografia autore

Rita de Cássia Tibério Araújo

Doutorado (1998) e Mestrado (1993) no Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – Marília, SP). Graduação em Terapia Ocupacional (Universidade de São Paulo, 1975). Professora-assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui experiência na área de Educação e de Terapia Ocupacional.

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Pubblicato

2019-03-28

Come citare

Presumido Braccialli, L. M., Braccialli, A. C., & Araújo, R. de C. T. (2019). INSTRUMENTOS PARA INDICAÇÃO, AVALIAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(107), 265–275. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.265-275