TEMAS E CONTEÚDO DO JOGO DE PAPÉIS: SINALIZANDO CAMINHOS PARA A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COM A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dóris de Jesus Moya Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Tamyris Moya Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.121-133

Palavras-chave:

Jogo de papéis; Elkonin; desenvolvimento psíquico; Teoria histórico-cultural; educação infantil.

Resumo

Para a Teoria Histórico-Cultural, a atividade lúdica é fundamental no desenvolvimento psíquico da criança. Para compreendermos as razões de se considerar essa atividade importante para o desenvolvimento infantil, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual centramos nossa análise na produção de Leontiev e Elkonin, autores dessa linha teórica que se ocuparam do estudo do desenvolvimento psíquico e da periodização do desenvolvimento infantil. Elkonin afirma que o jogo de papéis é a atividade lúdica que maior impacto exerce no desenvolvimento de crianças na faixa etária que corresponde ao final da educação infantil. Ele distingue dois elementos no jogo de papéis, o tema e o conteúdo. Por meio da compreensão desses elementos é possível reconhecer que nas instituições educativas, além de se reservar tempo e espaço para esse tipo de atividade lúdica, é preciso atuar pedagogicamente no conteúdo dela. Essa atuação pedagógica sobre o conteúdo do jogo não é o mesmo que dirigir diretamente as ações da criança, privando-a da liberdade de criação, mas significa atuar de modo a propiciar condições para que as crianças ampliem seu universo cultural, favorecendo o acesso ao conhecimento de várias atividades humanas presentes na realidade objetiva, de modo a enriquecer suas possibilidades de imitação, imaginação e criação na brincadeira.

 

 

Biografia do Autor

Dóris de Jesus Moya, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Educação Básica, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (in memorian).

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Doutora em Educação pela USP e Pós-doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

44-99995-6333

Paula Tamyris Moya, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Educação Básica no municipio de Cambira-PR; Professora na FAP - Faculdade de Apucarana e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maring´´a.

43-96055986

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Moya, D. de J., Sforni, M. S. de F., & Moya, P. T. (2019). TEMAS E CONTEÚDO DO JOGO DE PAPÉIS: SINALIZANDO CAMINHOS PARA A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA COM A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Contexto & Educação, 34(109), 121–133. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.121-133