CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO - DOSSIÊ: Memória, Narrativa e Educação das Sensibilidades: potencialidades para a produção de conhecimentos históricos e educacionais
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO - DOSSIÊ: Memória, Narrativa e Educação das Sensibilidades: potencialidades para a produção de conhecimentos históricos e educacionais
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA:
Em uma sociedade capitalista com a que vivemos, concebida pela supremacia da técnica, do saber-fazer e dos modos de racionalidade hegemônica e cartesiana, primar pelo sensível e emocional, que podem se revelar nos estudos e pesquisas no campo educacional e em outras tantas áreas do conhecimento, torna-se uma potente e verdadeira contribuição na tessitura dos processos formativos humanos e de constituição de outras tantas figuras renovadas do ser.
Diante do exposto, emergem questões cruciais que fazem todo o sentido e a diferença na educação, cultura e sociedade, quais sejam: Como vem sendo pensados e produzidos estudos e pesquisas no contexto da memória, narrativas e educação das sensibilidades? Qual o lugar que ocupam no campo da educação, da formação de professores(as) e na produção de conhecimentos históricos e educacionais?
Nesse sentido, convidamos autoras e autores a publicar experiências, estudos e pesquisas frutos de composições estéticas, historiográficas e educacionais que abordem o entrelaçamento entre memória, história e narrativas em diferentes áreas do conhecimento, em processos que aliem passado, presente e futuro pela memória e narração de histórias de si, do outro, das práticas educacionais, da formação docente e de outras dimensões, e que levem em consideração as diferentes táticas e modos de narrar e as potencialidades das evocações e reflexões que se compõem no entrecruzamento entre memória e história na perspectiva de formar, aprender, conhecer e fazer, afirmando os sujeitos da produção de conhecimentos em sua inteireza, constituídos por razão e sensibilidades, logos e eros, bem como a inventividade e a criatividade na produção de conhecimentos históricos educacionais em seu caráter formativo e acadêmico.
PERFIL DAS CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS:
A proposta desse dossiê privilegia estudos, pesquisas e experiências de produção de conhecimentos históricos e educacionais na História Cultural e na Educação, em seus diversos contextos: na pesquisa historiográfica; na formação de professores(as); na educação escolar; no ensino de História, bem como em diferentes disciplinas que reflitam sobre sua constituição no tempo, da Educação Básica ao Ensino Universitário; em outros contextos sociais e com variados sujeitos; na produção de conhecimentos tecidos pelo fio da memória, das narrativas, da história e da educação das sensibilidades. Destacamos, a seguir, alguns eixos temáticos que podem ser acolhidos para esse dossiê:
- história e memória da escola e da formação de professores(as) em diferentes contextos;
- práticas de memória e de patrimônio na educação e em outras interfaces;
- arquivos e produção de conhecimentos históricos educacionais, em suas relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
- currículos; práticas educativas e pedagógicas nos cotidianos escolares;
- documentação narrativa das experiências pedagógicas e escolares;
- aprendizagem, identidade e desenvolvimento profissional docente;
- histórias de vida de professores(as) e outros sujeitos socioculturais;
- experimentações artísticas e educação das sensibilidades;
- educação emocional, alteridade e modos de aprender e ensinar;
- afetos, emoções e sentimentos expressos em narrativas por alunos(as), professores(as) e outras pessoas;
- experiências políticas, estéticas e metodológicas da narração de histórias nos cotidianos educacionais e socioculturais diversos.
Espera-se que os textos possam nutrir-se de contribuições plurais e fertilizar outras tantas possibilidades de aprender, tocar e sensibilizar autores(as), leitores(as), pesquisadores(as) e outros tantos sujeitos em suas mais diversas formas de expressão das experiências vividas em busca de novos sentidos, aprendizados na vida, pesquisa, formação e existência humana.
Submissões até: 20 de novembro de 2025
Publicação: abril/2026
A Chamada segue as normas da Revista Contexto & Educação.
Os Artigos devem ser submetidos na seção: Memória, Narrativa e Educação das Sensibilidades
Coordenadores da Proposta:
Dr. Joelson de Sousa Morais - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - https://orcid.org/0000-0003-1893-1316 - joelson.morais@ufma.br
Dra. Adriana Carvalho Koyama - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - https://orcid.org/0000-0002-6283-3177 - koyama@unicamp.br
Dra. Silvia Finocchio - Universidad de Buenos Aires (UBA) - https://orcid.org/0000-0002-7479-7599 - silvia.finocchio@gmail.com