A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA À LUZ DA CULTURA CIENTÍFICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD, 2015)

BIOLOGICAL EVOLUTION IN THE LIGHT OF SCIENTIFIC CULTURE AND HISTORY OF SCIENCE IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS (PNLD, 2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10550

Palavras-chave:

análise de conteúdo, livro didático, ensino de biologia

Resumo

O estudo da evolução biológica é considerado um dos principais eixos que unificam os conhecimentos no ensino de Ciências e Biologia. Porém, no cenário mundial o ensino desta temática enfrenta diversos desafios. O livro didático, na educação básica brasileira, é um dos principais, senão o único, material pedagógico utilizado. Desse modo, foram selecionados como objeto de estudo deste trabalho os três livros didáticos de Biologia com os maiores índices de distribuição no território nacional (PNLD 2015), nos quais analisou-se o conteúdo de evolução biológica quanto à presença de elementos caracterizados como História da Ciência e de cultura científica. As três obras didáticas incluíram o conteúdo esperado, conforme os parâmetros da DCNEM e BNCC e divergiram quanto à visibilidade de determinados temas. Além disso, todos os livros apresentaram elementos de História da Ciência e cultura científica. Contudo, poderiam estar melhor desenvolvidos ao longo dos textos principais, visto que a ocorrência de cultura científica se deu majoritariamente nos conteúdos compreendidos em sessões extras do livro. Portanto, conclui-se que os três livros são recursos didáticos adequados para auxiliar o professor no ensino de evolução biológica, porém, insuficientes para obtenção de uma visão crítica da ciência.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Assad, B. M., Giese de Paula Machado, R., & Ruthieri Saturno da Silva, E. (2021). A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA À LUZ DA CULTURA CIENTÍFICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO (PNLD, 2015): BIOLOGICAL EVOLUTION IN THE LIGHT OF SCIENTIFIC CULTURE AND HISTORY OF SCIENCE IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS (PNLD, 2015). Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 290–308. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10550