PENSAMENTO COMPUTACIONAL: INSTRUMENTOS PARA AVALIAR E CLASSIFICAR A ALFABETIZAÇÃO EM CÓDIGO

COMPUTATIONAL THINKING: INSTRUMENTS TO EVALUATE AND CLASSIFY CODE LITERACY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.110-130

Palavras-chave:

Avaliação do Pensamento Computacional, Alfabetização em Código, Constructo Andragógico.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de instrumentos para avaliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional em indivíduos adultos. Estes foram ancorados na teoria da aprendizagem significativa (Ausubel) e na Andragogia (Knowles). A proposta consiste em apresentar um MRPC (Modelo de Referência do Pensamento Computacional) e um método de avaliação (baseado em avaliações objetivas e subjetivas). Para sua validação foi desenvolvido um constructo andragógico e como resultado da aplicação deste método, é possível classificar os participantes em Alfabetizado em Código (ACod), Pensador Computacional Desplugado(PCD) ou nenhum dos anteriores. Esse método foi aplicado em dois cursos binacional - no qual brasileiros e uruguaios compartilham o mesmo espaço de aprendizagem. Por meio de estudos de caso e da análise quali-quantitativa dos resultados, obteve-se, do total da amostra, 66,6% dos sujeitos foram classificados como ACod e 14% como PCD. Com isso evidencia-se a corretude dos instrumentos propostos e sua aplicabilidade.

Biografia do Autor

Walkiria Helena Cordenonzi, IFSUL -Univates

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização Em Ciências da Computação pela Universidade de Passo Fundo, Brasil; e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Ensino. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, no curso binacional ( Brasil e Uruguai) Informática para Internet. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Qualidade de Software. Atua no ensino de lógica e programação, banco de dados. Orientadora de TCC na Especialização em TIC na Educação pela UFSM. Doutoranda em Ensino na Univates.

http://lattes.cnpq.br/9583417199388924

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Cordenonzi, W. H., & Del Pino, J. C. (2021). PENSAMENTO COMPUTACIONAL: INSTRUMENTOS PARA AVALIAR E CLASSIFICAR A ALFABETIZAÇÃO EM CÓDIGO: COMPUTATIONAL THINKING: INSTRUMENTS TO EVALUATE AND CLASSIFY CODE LITERACY. Revista Contexto & Educação, 36(114), 110–130. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.110-130

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional